Inmet prevê chuvas intensas e tempestades em grande parte do Brasil nesta quarta-feira (31)

Publicado em 30/12/2025 16:49
Ampla faixa do território brasileiro ficará sob alertas meteorológicos

Uma ampla faixa do território brasileiro ficará sob alertas meteorológicos do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) nesta quarta-feira (31), com previsão de chuvas intensas, tempestades e volumes elevados de precipitação ao longo do dia. Os avisos variam entre perigo potencial, perigo e grande perigo, indicando riscos que vão desde alagamentos pontuais até deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios.

De acordo com o Inmet, o aviso de chuvas intensas com grau de severidade de perigo potencial passa a valer à 0h desta quarta-feira (31) e segue até as 23h59. A previsão indica chuva entre 20 e 30 mm por hora ou até 50 mm ao dia, além de ventos entre 40 e 60 km/h. Nessas áreas, o risco é considerado baixo para interrupções no fornecimento de energia, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. O alerta atinge áreas do Centro-Oeste, Sudeste, Sul, Norte e Nordeste, incluindo regiões de Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Amazonas, Rondônia, Maranhão, Amapá, Distrito Federal e Rio de Janeiro.

O Inmet também mantém alertas de acumulado de chuva, com grau de severidade perigo, para áreas do Sul e do Sudeste, com início à 0h desta quarta-feira (31). Esses avisos indicam volumes entre 30 e 60 mm por hora ou acumulados de 50 a 100 mm ao dia, com risco de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios, especialmente em áreas urbanas e regiões suscetíveis. As áreas mais afetadas incluem a Grande Florianópolis, o Vale do Itajaí, o Norte Catarinense, a Região Metropolitana de Curitiba e o Litoral Sul Paulista.

Para parte dessas regiões, o cenário é ainda mais crítico. Um aviso de acumulado de chuva com grau de severidade de grande perigo já está em vigor desde as 10h de terça-feira (30) e segue até as 10h de quarta-feira (31). Segundo o Inmet, há previsão de chuva superior a 60 mm por hora ou acima de 100 mm ao dia, o que eleva significativamente o risco de grandes alagamentos, transbordamentos de rios e deslizamentos de grande porte, especialmente na Região Metropolitana de Curitiba e no Litoral Sul de São Paulo.

Além das chuvas volumosas, há também alerta de tempestade, com grau de severidade perigo, válido a partir da 0h desta quarta-feira (31). O Inmet destaca a possibilidade de chuva entre 30 e 60 mm por hora ou até 100 mm ao dia, acompanhada de ventos intensos, que podem variar de 60 a 100 km/h, e queda de granizo. Esse aviso abrange áreas do Centro-Oeste, Sudeste e partes do Norte, com risco de corte de energia elétrica, danos em plantações, queda de árvores e alagamentos.

Na Região Norte, o Inmet emitiu ainda avisos de chuvas intensas com grau de severidade de perigo a partir da 0h desta quarta-feira (31) para áreas do Amazonas, Roraima e Amapá. Nessas localidades, a previsão também indica volumes elevados de chuva e ventos fortes, com potencial para transtornos urbanos e impactos em áreas ribeirinhas.

Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Inmet prevê chuvas intensas e tempestades em grande parte do Brasil nesta quarta-feira (31)
Brasil enfrenta dois extremos: alertas de calor intenso e temporais severos
Confira a previsão do tempo para esta terça-feira (30) para todo o Brasil
Alerta laranja para tempestade abrange áreas do sul do Brasil nesta terça-feira (30)
Frente fria encerra onda de calor e traz chuvas para o sudeste na virada do ano
Confira a previsão do tempo para esta segunda-feira (29) para todo o Brasil