Sul e Sudeste do Brasil têm previsão de chuvas intensas e ventos fortes neste final de semana

Publicado em 16/01/2026 16:52
Avanço de sistemas frontais provoca instabilidade entre sábado e domingo, com risco de tempestades, granizo e rajadas de vento em diversas áreas das duas regiõe

As regiões Sul e Sudeste do Brasil devem enfrentar um fim de semana marcado por chuvas intensas, ventos fortes e tempestades a partir deste sábado (17). De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a passagem de sistemas frontais aumenta o risco de granizo e de transtornos pontuais, especialmente em áreas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Minas Gerais.

Segundo aviso de tempestade emitido pelo Inmet, com grau de severidade classificado como perigo potencial, o alerta é válido das 0h às 23h59 de sábado (17). O órgão meteorológico prevê chuva entre 20 e 30 mm por hora, podendo alcançar até 50 mm ao longo do dia, além de ventos intensos entre 40 e 60 km/h e possibilidade de queda de granizo. Ainda conforme o Inmet, o risco de ocorrências como alagamentos, queda de galhos, danos em plantações e interrupções no fornecimento de energia elétrica é considerado baixo, mas não pode ser descartado.

As áreas mais afetadas no sábado, conforme detalhamento do Inmet, devem se estender desde o norte do Rio Grande do Sul, passando pelo sul de Santa Catarina, até o sul do estado de São Paulo. O instituto destaca que os volumes de chuva podem superar os 70 mm em áreas do Paraná, enquanto em grande parte de Santa Catarina e de São Paulo os acumulados podem atingir cerca de 50 mm em 24 horas. Estão incluídas no aviso diversas regiões do interior e das áreas metropolitanas, como Campinas, Ribeirão Preto, Bauru, Vale do Paraíba, Itapetininga, além da Região Metropolitana de São Paulo.

Previsão do modelo COSMO para acumulado de chuva em 24 horas, entre o dia 17 e o dia 18 de janeiro de 2026, e previsão de rajadas de vento para a tarde do dia 19 de janeiro de 2026. Fonte: Inmet

Para o domingo (18), o Inmet indica a atuação de um segundo sistema frontal, que deve avançar sobre o Rio Grande do Sul e espalhar instabilidades por toda a Região Sul. De acordo com o instituto, no litoral gaúcho as rajadas de vento podem ultrapassar os 70 km/h, elevando o risco de transtornos associados a ventos fortes, como queda de árvores, destelhamentos e interrupções no fornecimento de energia elétrica.

No Sudeste, o Inmet também chama atenção para a persistência de um canal de umidade, que deve manter o tempo instável. A previsão do instituto aponta acumulados superiores a 50 mm no interior de São Paulo e no sul de Minas Gerais, incluindo áreas como o Triângulo Mineiro, Zona da Mata, Campo das Vertentes e a Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Previsão do modelo COSMO para acumulado de chuva em 24 horas, entre o dia 18 e 19 de janeiro, e entre o dia 19 e 20 de janeiro de 2026. Fonte: Inmet

Além do Sul e do Sudeste, o Inmet emitiu ainda aviso de chuvas intensas, também com grau de perigo potencial, válido para o sábado (17), abrangendo áreas das regiões Norte e Nordeste. Segundo o instituto, estados como Pará, Maranhão, Amazonas, Acre, Rondônia, Tocantins, Piauí e Mato Grosso podem registrar chuva entre 20 e 30 mm por hora ou até 50 mm por dia, acompanhada de ventos de até 60 km/h.

Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Sul e Sudeste do Brasil têm previsão de chuvas intensas e ventos fortes neste final de semana
Frente fria que atua a partir de hoje traz mudanças nas temperaturas e nas precipitações
Confira a previsão do tempo para esta sexta-feira (16) para todo o Brasil
Previsão do Tempo: Segunda ZCAS de janeiro se forma nos próximos dias
Inmet prevê chuvas volumosas em áreas do país com destaque para Minas Gerais
Chuvas para o sudeste com acumulados entre 100mm e 200mm para os próximos dias