Chuvas intensas se concentram entre Goiás e Minas, enquanto Sul enfrenta calor e tempo mais seco

Publicado em 27/01/2026 17:25

Chuvas intensas devem atingir áreas do Centro-Oeste e do Sudeste nos próximos dias, com destaque para Goiás e Minas Gerais, além de volumes significativos no Norte do país e no oeste da Bahia, segundo o Inmet.

Os mapas de precipitação acumulada indicam que os maiores volumes de chuva devem se concentrar entre o leste de Goiás e Minas Gerais, onde os acumulados podem se aproximar ou superar os 100 milímetros ao longo da semana.

No Nordeste, apesar da ausência de chuva em grande parte da área central da região, o Inmet chama atenção para um cenário mais úmido no oeste da Bahia. A região deve registrar volumes significativos, especialmente a partir do fim de semana, com acumulados entre 50 mm e 100 mm, não se descartando temporais isolados com altos volumes em curto período. Também há previsão de chuva para áreas do Maranhão e do extremo oeste do Piauí, principalmente na primeira metade da semana.

A Região Norte segue com previsão de chuvas frequentes, com acumulados entre 50 mm e 100 mm, principalmente no Acre, no oeste do Amazonas e no Pará, conforme indicam os tons mais intensos nos mapas meteorológicos.

Já no Sudeste, o cenário exige atenção. Entre sexta-feira (30) e sábado (31), os volumes de chuva podem superar os 120 mm em áreas do leste de São Paulo, Vale do Paraíba, sul de Minas Gerais — incluindo a Serra da Mantiqueira —, Zona da Mata mineira e em todo o estado do Rio de Janeiro, aumentando o risco de eventos extremos associados à chuva persistente.

Em contraste, a Região Sul apresenta um padrão mais seco ao longo de boa parte da semana, especialmente no oeste dos estados. Apesar da possibilidade de chuva localizada entre o litoral de Santa Catarina e o leste do Paraná no fim da semana, o predomínio é de tempo firme, condição que favorece a elevação das temperaturas.

Os mapas de temperatura, com destaque para o recorte do dia 28, evidenciam calor intenso no Sul do país. Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o sul do Paraná devem registrar máximas entre 32 °C e 38 °C, com valores até 7 °C acima da média histórica para o período. Esse aquecimento é favorecido pela atuação de um sistema de alta pressão, que inibe a formação de nuvens e reduz a ocorrência de chuvas. Na segunda metade da semana, com o avanço de áreas de instabilidade, as temperaturas tendem a apresentar leve declínio, principalmente no leste da região.

Nas demais regiões, o calor também predomina em áreas do Centro-Oeste e do Nordeste, com máximas acima de 34 °C em diversos pontos, enquanto áreas mais chuvosas do Sudeste apresentam temperaturas mais amenas, reflexo da maior cobertura de nuvens e da persistência das precipitações.

Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Chuvas intensas se concentram entre Goiás e Minas, enquanto Sul enfrenta calor e tempo mais seco
Chuvas de fevereiro trazem alívio às lavouras, mas exigem atenção redobrada do produtor
Estiagem se amplia e preocupa produtores no RS e na Argentina; temperaturas estão se elevando
Confira a previsão do tempo para esta terça-feira (27) para todo o Brasil
Semana começa com chuvas mais distribuídas no Brasil, porém, ainda chegando irregulares onde são mais necessárias
Tempestade de inverno atrapalha viagens nos EUA e força cancelamentos de voos