Tempo seco prevalece na região Norte do país, mas norte do Pará pode ter de chuva

Publicado em 13/05/2026 11:40
Áreas do norte do Pará e do Amapá continuam sob influência da Zona de Convergência Intertropical, com acumulados elevados.

A região Norte do Brasil deve enfrentar uma combinação de calor intenso e chuva irregular nos próximos dias. Segundo a meteorologista Estael Sias, os acumulados previstos para os próximos cinco dias mostram precipitações mal distribuídas e, em geral, com baixos volumes na maior parte da região.

De acordo com a análise, há inclusive áreas do Amazonas que podem permanecer sem chuva ao longo do período. Mesmo nos locais onde há previsão de precipitação, a tendência é de pancadas isoladas e irregulares.

As exceções ficam concentradas no norte do Pará, no Amapá e em Roraima, onde a atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) continua favorecendo volumes mais expressivos.

Segundo Estael, municípios paraenses como Igarapé-Miri, Abaetetuba e Moju estão entre as áreas com maior potencial para chuva intensa nos próximos dias. Em alguns pontos do norte do Pará, os acumulados podem variar entre 200 milímetros e 250 milímetros ao longo de cinco dias.

A meteorologista destaca que os maiores volumes de chuva previstos no Brasil nesta semana seguem concentrados justamente nas áreas sob influência direta da ZCIT, incluindo o norte do Maranhão e setores do norte do país.

Apesar das chuvas localizadas, o padrão predominante sobre a região Norte continua sendo de temperaturas elevadas. Segundo Estael Sias, a massa de ar quente mantém o clima típico da região, com sensação de abafamento e máximas elevadas ao longo dos próximos dias.

A friagem registrada no começo da semana já perdeu força, permitindo o retorno do calor mais intenso sobre grande parte do Norte brasileiro.

Por: Andréia Marques
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Frente fria muda o tempo no Sudeste e leva chuva para parte da região
Tempo seco prevalece na região Norte do país, mas norte do Pará pode ter de chuva
Nordeste entra em alerta para chuva extrema no Maranhão
TEMPO & CLIMA - EDIÇÃO 13/05/2026
Calor intenso
Chuva diminui em grande parte do Norte