Chuva intensa volta ao Sul após onda de frio e coloca produtores em alerta
Depois de duas semanas marcadas por frio intenso e geadas no Sul do Brasil, a chuva volta a ganhar força na região e acende o alerta para temporais e acumulados elevados, especialmente entre o Paraná e Santa Catarina. A previsão foi detalhada pela meteorologista Estael Sias durante a programação do canal Notícias Agrícolas.
Nesta sexta-feira, o ar frio ainda predominou sobre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, com mínimas abaixo de 5°C em diversas cidades. Em Santana do Livramento, na fronteira com o Uruguai, os termômetros chegaram a 1,6°C. Já em Bom Jardim da Serra, na Serra Catarinense, foi registrada a menor temperatura do país no dia anterior: -6,4°C.
Segundo Estael, o cenário começa a mudar com a chegada da umidade e da instabilidade atmosférica. A previsão indica pancadas de chuva no oeste de Santa Catarina, sudoeste do Paraná e norte gaúcho ainda nesta sexta, com possibilidade de temporais isolados e até queda de granizo.
O maior alerta, no entanto, fica para o sábado. Áreas do leste do Paraná, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis, Serra e litoral de Santa Catarina podem registrar chuva forte e persistente ao longo do dia. Em alguns pontos, os volumes podem ser muito elevados em poucas horas.
“É uma situação de alerta porque pode chover forte durante grande parte do sábado, trazendo transtornos ao campo e dificultando os trabalhos nas lavouras”, explicou Estael.
A meteorologista destaca que o solo pode ficar encharcado em algumas áreas, dificultando a entrada de máquinas agrícolas. Além disso, o ambiente ainda frio favorece a ocorrência de temporais isolados com granizo.
Cidades como Ponta Grossa, Curitiba, Guarapuava, Cascavel, Chapecó, Concórdia, Erechim e regiões próximas ao litoral catarinense estão na rota das instabilidades.
Apesar da chuva, a tendência é de diminuição do frio intenso. A presença de maior umidade impede quedas acentuadas de temperatura e reduz o risco de novas geadas nos próximos dias.
“Agora o destaque passa a ser a chuva e não mais a geada. As temperaturas ficam mais amenas e a umidade aumenta bastante na região”, afirmou a meteorologista.
A previsão indica que a instabilidade deve continuar ao longo do domingo e voltar a ganhar força entre segunda e terça-feira em áreas do Sul do país.