Calor intenso e ar seco predominam no interior do Brasil neste fim de maio
A previsão do tempo para esta quarta-feira indica o avanço de uma massa de ar seco sobre grande parte do Brasil, favorecendo dias de sol, temperaturas elevadas e baixos volumes de chuva em importantes áreas produtoras do país.
O fim de maio será marcado por um panorama climático bastante variado entre as regiões brasileiras, com calor intenso no interior do país e instabilidades mais concentradas no Norte e no litoral do Nordeste.
“Vamos fazer um panorama do que aconteceu nesse mês de maio até agora e projetar esses últimos dias do mês. Junho já está chegando e faz parte do trimestre de inverno”, afirmou.
No Sul do Brasil, ainda há chance de chuva fraca e muita nebulosidade durante a manhã desta quarta-feira, principalmente nas áreas mais ao leste da região. Porém, ao longo da tarde, o tempo deve abrir e as temperaturas permanecem amenas.
Já no Sudeste, a previsão indica chuva fraca no leste de São Paulo e no Rio de Janeiro, enquanto o interior da região segue com tempo firme e calor. Em áreas do norte e oeste de Minas Gerais, as temperaturas podem superar os 35°C.
O destaque para o calor fica sobre o Centro-Oeste e o Matopiba. Segundo a previsão, Mato Grosso e Goiás terão tardes escaldantes, com máximas acima dos 35°C em muitos municípios produtores. No Matopiba — região que engloba áreas do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia — o ar seco mantém o predomínio de sol forte e temperaturas entre 36°C e 38°C.
No Nordeste, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) ainda favorece pancadas de chuva entre Maranhão, norte do Piauí e Ceará. Já na faixa litorânea entre Recife, Campina Grande e Alagoas, a previsão é de chuva rápida no fim da tarde. Na Bahia, o tempo permanece seco e quente.
Enquanto isso, na região Norte, o calor intenso continua predominando em Tocantins, sul do Pará, Rondônia e Acre, onde não há previsão significativa de chuva. Por outro lado, áreas entre Roraima, Amapá, norte do Pará e Amazonas seguem sob influência da ZCIT, com manutenção das instabilidades e pancadas frequentes.