Após prejuízos com granizo, cafeicultores de MG e ES seguem em alerta para novas tempestade

Publicado em 02/06/2026 14:54
Após os temporais que provocaram danos em lavouras de café nos dois estados, previsão indica possibilidade de novas tempestades entre terça e quarta-feira, principalmente em áreas serranas e no leste da região Sudeste

Depois dos prejuízos provocados pelas tempestades de granizo que atingiram lavouras de café no Sul de Minas Gerais e na região do Caparaó, no Espírito Santo, os produtores rurais ainda precisam manter a atenção. A previsão indica que novas áreas de instabilidade continuam atuando sobre o leste do Sudeste e podem provocar chuva forte e até novos episódios isolados de granizo entre esta terça-feira (2) e quarta-feira (3), especialmente nas regiões mais próximas da Serra da Mantiqueira e áreas serranas capixabas.

De acordo com a meteorologista Giovana Barbosa, a nebulosidade segue concentrada sobre o Rio de Janeiro, Espírito Santo e partes do Sul e Leste de Minas Gerais, mantendo o potencial para temporais.

“Hoje ainda tem, sim, condições de chuva forte para essa região. Pode, sim, ter condições de granizo novamente”, afirma.

Os alertas ganham importância principalmente para os cafeicultores que já sofreram perdas nos últimos dias. Em Minas Gerais, municípios como Boa Esperança, Campo do Meio, Ilicínea e São Gonçalo registraram fortes tempestades com granizo. No Espírito Santo, cidades da região do Caparaó, como Muniz Freire e Divino de São Lourenço, também foram atingidas.

Segundo Giovana, o cenário chama atenção por ocorrer em uma época do ano normalmente marcada pela redução das chuvas no Sudeste.

“É uma época em que já se espera a diminuição das chuvas. O granizo não é tão comum de ser observado nesse período do ano”, destaca.

Chuva continua, mas tende a perder intensidade

A boa notícia para os produtores é que a tendência aponta para uma diminuição gradual da intensidade das precipitações a partir da segunda metade da semana.

Nesta quarta-feira (3), ainda há previsão de chuva sobre o Leste de Minas Gerais e Espírito Santo, mas os volumes devem ser menores. Já entre quinta e sexta-feira, as instabilidades ficam mais concentradas no litoral capixaba e fluminense, enquanto a chuva perde força sobre as áreas produtoras do interior.

“A gente não está vendo chuva tão forte para os próximos dias. Está mostrando uma chuva um pouco mais moderada. Vamos esperar que essa previsão se confirme”, explica a meteorologista.

Apesar da redução prevista nos acumulados, Giovana alerta que eventos localizados de maior intensidade ainda podem ocorrer devido à combinação entre o ar frio e o aquecimento durante o dia.

“Quando temos o aquecimento do solo, as nuvens ganham mais força e energia. Isso contribui para a formação de tempestades mais intensas, principalmente entre a tarde e a noite”, explica.

Contraste

Enquanto isso, o contraste climático segue marcante no Sudeste. Enquanto o Leste de Minas Gerais e o Espírito Santo enfrentam temporais, o interior mineiro continua sob tempo seco e baixa umidade, cenário que exige atenção dos produtores em relação ao manejo hídrico e às operações de campo.

A tendência, neste momento, é de que os temporais percam intensidade gradualmente, mas o risco de pancadas fortes e isoladas ainda exige cautela dos produtores de café de Minas Gerais e Espírito Santo nos próximos dias.

Por: Andréia Marques
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Após prejuízos com granizo, cafeicultores de MG e ES seguem em alerta para novas tempestade
Norte terá calor persistente e chuvas frequentes nos próximos dias
Chuva segue concentrada no litoral e estiagem preocupa produtores do interior do Nordeste
Centro-Oeste terá semana de calor, baixa umidade e pouca perspectiva de chuva
Granizo volta a atingir áreas produtoras do Sudeste enquanto interior segue com tempo seco
Sul terá semana de tempo firme e sem risco de geada