Novo ciclone no Sul leva chuva volumosa ao Paraná e preocupa produtores rurais

Publicado em 10/06/2026 11:22
Paraná deve registrar até cinco dias seguidos de chuva, com acumulados acima da média para junho; na sequência, uma nova massa de ar polar aumenta o risco de geada no Rio Grande do Sul

O segundo ciclone da semana deve manter o tempo instável sobre a Região Sul nos próximos dias, com destaque para o Paraná, onde a chuva será frequente e poderá acumular volumes expressivos até o fim de semana. Além dos impactos nas atividades de campo, a previsão indica a chegada de uma nova massa de ar frio na próxima semana, elevando o risco de geada no Rio Grande do Sul.

Segundo a meteorologista Estael Sias, o ciclone que se forma sobre o oceano atua como um corredor de umidade, favorecendo a formação de nuvens carregadas e a ocorrência de chuva em grande parte da região.

Nesta quarta-feira (10), as instabilidades se concentram principalmente entre Santa Catarina e Paraná. Municípios como Joinville, Canoinhas, Guarapuava e áreas da Região Metropolitana de Curitiba podem registrar acumulados entre 20 e 30 milímetros ao longo do dia.

Na quinta-feira, com a formação do novo ciclone, a chuva se espalha pelos três estados do Sul. Além dos volumes elevados, há possibilidade de temporais isolados, rajadas de vento e ocorrência pontual de granizo.

O estado mais impactado será o Paraná. A previsão indica chuva praticamente todos os dias até o sábado, cenário que pode dificultar os trabalhos no campo e aumentar a saturação do solo. Em algumas regiões produtoras, os acumulados previstos para os próximos dias podem variar entre 50 e 100 milímetros.

“É um volume excessivo que vai ultrapassar a média histórica para o período. O Paraná já começa a sentir os efeitos de um padrão mais úmido e deve continuar com chuva acima da média”, destacou Estael.

Enquanto isso, o Rio Grande do Sul e Santa Catarina também terão períodos de chuva associados à passagem do sistema, mas com menor persistência em comparação ao território paranaense.

Frio e geada voltam ao radar

Após a passagem do ciclone, a entrada de uma nova massa de ar polar deve provocar queda acentuada das temperaturas no Sul do país. O resfriamento começa a ganhar força no domingo e se intensifica entre segunda e terça-feira.

As menores temperaturas são esperadas no Rio Grande do Sul, especialmente na Campanha e no Sul do estado, onde os termômetros podem registrar marcas próximas ou até abaixo de 0°C.

Com o avanço do ar seco e frio, aumenta também o potencial para formação de geada, principalmente entre domingo e terça-feira. O risco é maior em áreas gaúchas e, por enquanto, aparece de forma mais limitada para Santa Catarina. No Paraná, a umidade ainda elevada reduz a possibilidade de geadas mais amplas.
 

Por: Andréia Marques
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Chuva avança para Acre, Rondônia e sul do Amazonas, mas calor extremo segue no Tocantins
Interior do Nordeste enfrenta mais uma semana de calor e falta de chuva
Novo ciclone leva chuva fora de época para o Sudeste e acende alerta no campo
Chuva fora de época avança sobre o Centro-Oeste e leva alívio para Mato Grosso e Goiás
Novo ciclone no Sul leva chuva volumosa ao Paraná e preocupa produtores rurais
Ciclone ganha força e provoca virada no tempo em várias regiões do Brasil