Seca prejudica agricultores no Rio Grande do Norte

Publicado em 20/08/2010 10:19
Sem lavouras de milho, alimentação do gado tem que ser comprada. Em Mossoró, cerca de 6 mil agricultores tiveram problemas.
As chuvas irregulares e o sol forte no primeiro semestre deste ano causaram prejuízos a agricultores que dependem da produção de grãos no Rio Grande do Norte. Sem as plantações, até mesmo a alimentação do gado foi prejudicada.

 Em Mossoró (RN), cerca de 6 mil agricultores de 133 comunidades tiveram problemas. “Há muitas comunidades em que os companheiros já estão vendendo seus animais”, diz Francisco Gomes, vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Mossoró.

Na região oeste do Rio Grande do Norte, uma das mais afetadas com a estiagem deste ano, quase todos os agricultores perderam a produção de milho. Com a perda da lavoura, os agricultores que criam animais só tiveram uma alternativa: comprar milho na Central Nacional de Abastecimento. O custo é alto para quem não estava acostumado.

O criador Raimundo Freitas tem cerca de 160 cabras e ovelhas. “Todo ano eu tiro milho para o meu sustento, para os meus bichos. Mas esse ano não deu. É a primeira vez que estou comprando e já está doendo no bolso da gente", diz.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
G1.com

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário