Clima atrasa plantio de grãos nos Campos Gerais/PR

Publicado em 21/09/2010 08:10
Produtores aguardam volumes mais expressivos de chuva para iniciar plantio do milho e dar continuidade ao feijão. Em algumas cidades há registros de perdas.
Produtores de grãos da região dos Campos Gerais estão aguardando um volume de chuva mais expressivo para iniciar o plantio do milho e do feijão das águas, que já deveria ter iniciado, mas foi atrapalhado pela estiagem que afetou a região. A escassez de chuva também mudou o panorama de colheita do trigo, que teve o ciclo de maturação antecipado.

Segundo o Departamento de Economia Rural (Deral),do núcleo regional da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), por conta da estiagem o plantio do feijão das águas ou da primeira safra foi paralisado na região. O plantio, conforme o engenheiro agrônomo do Deral, José Roberto Tosato, estava ocorrendo desde o final de julho, em cidades como Reserva, Ivaí, entre outras. “Sem chuva e com excesso de calor o feijão definhou. Nestes casos, o produtor terá que fazer o replantio”, explica. Segundo estimativas do Deral, em torno de 2mil hectares do feijão das águas terá que ser replantado na região. Além do feijão das águas, o clima também atrasa o plantio do milho, que deveria ter iniciado em 1º de setembro na região dos Campos Gerais. Segundo o Deral, nada foi plantado em função do clima até agora. “Os produtores estão esperando um volume expressivo de chuva para plantar, caso contrário vai segurar o plantio para evitar perdas”, diz. O período ideal de plantio de milho na região, conforme o Deral, abrange o período de 1º a 30 de setembro, com toleração até 15 de outubro, mas com risco de queda de produtividade.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
JM Online

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário