Estiagem no Pará preocupa produtores rurais

Publicado em 01/10/2010 09:04
327 exibições
Produtores rurais do nordeste do Pará estão preocupados com o longo período de estiagem. Os animais sofrem bastante sem água e pasto.

Urubus voando baixo. A cena é comum nas fazendas do município de Parauapebas, na região sudeste do Pará. O que eles procuram é fácil de ser encontrado. Há várias carcaças de animais. Segundo os pecuaristas, o pasto está seco e falta alimento para o gado.

Eu já perdi várias, todas boas de leite. Uma vaca custa cerca de R$ 1,6 mil. O prejuízo está grande, calculou o criador Lázaro José de Lima.

Por causa da estiagem na Amazônia, muitos açudes já secaram e outros estão com o nível de água muito baixo. É o caso do açude no município de Canaã dos Carajás.

Para evitar prejuízos nesse período, o produtor Amaury Rosa tomou medidas preventivas. No inverno ele plantou cana-de-açúcar e mandioca. Também estocou muito milho. Duas vezes por dia, tudo passa pelo triturador e vira uma espécie de ração. Até que comece a chover, essa será a alternativa para que o gado não morra de fome.
Tags:
Fonte: Globo Rural

Nenhum comentário