Chove em quase todas as regiões do país neste fim de semana

Publicado em 15/10/2010 08:45 e atualizado em 15/10/2010 15:00
No Nordeste, única região que terá sol em todo território, temperaturas ficam próximas dos 30ºC.
SÁBADO, DIA 16

Sul
As instabilidades seguem organizadas desde o Acre até o Atlântico, passando pela Bolívia, por Rondônia, sul do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraguai, Paraná, São Paulo e leste de Santa Catarina. A área com chuva, porém, não fica restrita a essas regiões e abrange também, na região Sul, o oeste catarinense e cidades do Rio Grande do Sul próximas da divisa com Santa Catarina. Os maiores acumulados devem ser registrados no norte do Paraná e ficam por volta dos 50mm. As temperaturas ficam amenas. Já, na maior parte do Rio Grande do Sul, o tempo aberto predomina, garantindo uma grande amplitude térmica: apesar de fazer mais frio que nos últimos dias pela manhã, à tarde o sol eleva as temperaturas, que já passam dos 25°C na maior parte do Estado.

Sudeste
No fim de semana, a chuva se estabelece no Sudeste, principalmente a partir do sábado à noite, quando chove em todo o Estado de São Paulo, na maior parte de Minas, no sul do Espírito Santo e em todo o Rio de Janeiro. Pode chover forte, pois as temperaturas estarão altas e isso tende a aumentar a força da chuva, podendo até provocar granizo. No domingo, a frente fria chega e deixa o tempo fechado o dia todo, com pouquíssimas aberturas de sol e muita chuva em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Os acumulados podem passar dos 40mm e gerar transtornos como alagamentos. As temperaturas caem no domingo só em São Paulo, mas não chega a fazer frio.

Centro-Oeste
No sábado, a frente fria finalmente chega ao Centro-Oeste e chove de maneira generalizada no Mato Grosso do Sul, em Goiás e no DF, inclusive nas três capitais. No Mato Grosso, porém, chove só de maneira isolada. O calor não dá trégua e ainda se intensifica: as temperaturas chegam próximas dos 40°C.

Nordeste
No fim de semana, o calor não dá trégua e, mesmo no sul da Bahia, as temperaturas já chegam próximas dos 30°C. Faz sol e não chove.

Norte
No fim de semana, as instabilidades ganham força, mas seguem atingindo o Norte de forma isolada. Chove, inclusive, no Tocantins, mas os locais em que a chuva ocorre com maior intensidade ainda são o Acre, Rondônia e o oeste do Amazonas.

Confira a previsão para os próximos dias

Sul
As instabilidades do interior do continente, organizadas junto com uma frente fria, avançam para o Sudeste e só provocam chuva no norte e leste do Paraná no domingo. Na segunda, o tempo abre em toda a região Sul com exceção do litoral e, devido ao tempo aberto, a amplitude térmica aumenta: as temperaturas ficam cada vez mais baixas pela manhã, mas ocorre o inverso à tarde. No litoral, ventos do oceano continuam provocando chuva fraca. Só volta a chover nas demais áreas do Sul a partir do dia 23, quando a chuva volta a se organizar na direção de uma frente fria que passa pelo oceano.

Sudeste
As temperaturas caem no domingo em São Paulo e seguem em queda na segunda, quando o calor também ameniza nos demais Estados do Sudeste. No início da próxima semana, a chuva no Sudeste só dá trégua no oeste de São Paulo: a semana será chuvosa nas demais áreas de São Paulo e os acumulados passam dos 100mm em algumas cidades de Minas e do Espírito Santo.

Centro-Oeste
A chuva no Centro-Oeste continua no início da próxima semana, principalmente em Goiás e no norte do Mato Grosso.

Nordeste
A chuva só volta ao Nordeste entre a terça e a quarta, quando uma frente fria chega ao sul da Bahia. Essa frente fria deve avançar até Alagoas até o dia 23, levando chuva para todo o interior do Nordeste. Antes do fim do mês, as simulações indicam que outra frente fria avança pelo Nordeste.

Norte
A partir da semana que vem, as pancadas já ocorrem de forma generalizada, inclusive no Tocantins e no Pará. O acumulado pode passar dos 70mm.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Somar Meteorologia

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário