Chuvas atingem boa parte do Centro-Oeste

Publicado em 03/11/2010 08:04
Chove em Mato Grosso, Distrito Federal e Goiás; nesta quinta, acumulado chega aos 50mm no nordeste de Goiás.
QUINTA, DIA 4

Sul
A passagem de uma frente fria traz chuva isolada e com baixo acumulado no centro, sul e leste do Rio Grande do Sul nesta quinta. Recomenda-se cautela com tomadas de decisão que exijam a ocorrência desta chuva. Além do baixo acumulado, a precipitação não atingirá todo o perímetro dos municípios em que a previsão mostra chuva. O frio da madrugada diminui bastante em toda a região e a temperatura máxima já chega a quase 35°C no centro do Rio Grande do Sul.

Sudeste
Nesta quinta, a chuva fica restrita ao norte de Minas Gerais, sendo intensa especificamente no noroeste do Estado. Na região de Bonito de Minas, o acumulado chega a quase 70mm ou 40% da média do mês de novembro. Por outro lado, na maior parte do Sudeste, o tempo permanece seco e ensolarado. O frio da madrugada aumenta desde o sul de São Paulo até o interior do Espírito Santo, variando entre 11°C e 13°C. Já a máxima chega a quase 35°C no interior de São Paulo e Triângulo Mineiro. A máxima ainda permanece baixa no norte de Minas Gerais e no litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro.

Centro-Oeste
Na quinta, a chuva passa a atingir boa parte de Mato Grosso, além do Distrito Federal e centro e norte de Goiás. O acumulado volta a aumentar, chegando aos 50mm no nordeste de Goiás. O calor aumenta ainda mais e a máxima passa dos 35°C em partes de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Nordeste
Nesta quinta, a chuva atinge o centro e sul da Bahia e o centro e sul do Piauí, entretanto, na maior parte das localidades, o acumulado será baixo. Apenas nas áreas mais próximas de Minas Gerais, Goiás e sudeste de Tocantins, a chuva será mais intensa, com acumulado de até 60mm. A temperatura permanece baixa ao longo de toda a divisa da Bahia com Minas Gerais. Já na maior parte do Nordeste, o sol e o calor predominam.

Norte
Na quinta, a chuva atinge o leste do Acre, Rondônia, Tocantins, Pará, Amazonas e Roraima. Chove forte no sudeste de Tocantins e extremo norte de Roraima. Já no Amapá, o tempo permanece seco. O calor predomina em boa parte da região.

Confira a previsão para os próximos dias

Sul
Na sexta, a frente fria traz chuva com baixo acumulado ao leste do Paraná, leste, sul e meio oeste de Santa Catarina e nordeste do Rio Grande do Sul. A chuva será mais generalizada nas áreas próximas da costa e mais isolada à medida em que se afasta para o interior dos Estados. A temperatura máxima cai entre o norte do Rio Grande do Sul e o centro e sul de Santa Catarina, porém nas demais áreas, o calor predomina. Já no fim de semana, não há previsão de chuvas na região Sul. Entre 8 e 12 de novembro, no entanto, uma nova frente fria traz chuva para toda a região Sul, porém o acumulado não deverá passar dos 15mm na maior parte das localidades.

Sudeste
Na sexta, volta a chover em São Paulo e as precipitações prosseguem sobre o Estado de Minas Gerais. O risco de temporais (grandes acumulados), no entanto, será bem mais baixo nos dois Estados em relação à chuva de quinta. No Rio de Janeiro e Espírito Santo, o tempo permanece seco. O frio da madrugada diminui em boa parte do Sudeste e a temperatura máxima sobe ainda mais, chegando aos 31°C no norte do Espírito Santo e zona da mata de Minas Gerais e a quase 35°C no oeste e norte de São Paulo e Triângulo Mineiro. No sábado, a chuva atinge o nordeste de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais, com risco de temporais no norte e noroeste de Minas Gerais. No domingo, a chuva prossegue sobre o nordeste de São Paulo, interior do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais. A chuva forte atinge o centro e sul do Espírito Santo (Vitória) e noroeste de Minas Gerais. Entre 8 e 12 de novembro, a chuva permanece sobre o Sudeste, sendo intensa no nordeste de São Paulo, centro e sul do Rio de Janeiro e boa parte de Minas Gerais. O acumulado passa dos 100mm no Vale do Paraíba, entre São Paulo e Rio de Janeiro e no sul e cerrado de Minas Gerais.

Centro-Oeste
Na sexta, a chuva atinge boa parte de Mato Grosso, de Goiás e do Distrito Federal, além de partes do noroeste e sudeste de Mato Grosso do Sul. Neste último Estado, a chuva será isolada e com baixo acumulado. Já entre Goiás e Mato Grosso, a chuva será mais generalizada, alcançando 40mm em algumas localidades. A temperatura máxima cai no nordeste de Goiás, mas permanece elevada nas demais áreas do Centro-Oeste. No fim de semana, a chuva volta a ficar restrita aos Estados de Goiás e de Mato Grosso, além do Distrito Federal. O acumulado passa dos 100mm no centro de Mato Grosso. Entre 8 e 12 de novembro, volta a chover em toda a região, inclusive Mato Grosso do Sul. O acumulado passa dos 150mm em algumas localidades do oeste de Mato Grosso.

Nordeste
Na sexta, a chuva enfraquece, porém se espalha um pouco mais, atingindo o oeste e sul da Bahia, centro e sul do Maranhão, sudoeste do Piauí, leste do Ceará e litoral de Alagoas e de Pernambuco. Apenas no sudoeste da Bahia ainda chover forte, com acumulado de 30mm. A temperatura permanece baixa no sudoeste da Bahia, mas o calor predomina na maior parte da região. No fim de semana, a chuva atinge o centro e sul do Maranhão e do Piauí e o norte, oeste e sul da Bahia. A chuva forte atinge apenas o sudoeste da Bahia, com acumulado de 30mm no sábado. Já no domingo, a chuva forte avança por todo o oeste da Bahia, chegando aos 50mm. Entre 8 e 12 de novembro, retorna uma condição de tempo seco para a maior parte da região.

Norte
Na sexta, a chuva forte atinge o sul do Tocantins. Entre 6 e 10 de novembro, a chuva atinge boa parte da região, porém será menos intensa no Tocantins.

Confira o relatório meteorológico desenvolvido pela XP Agro - Relatório Meteorológico

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Somar Meteorologia + XP Agro

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário