Frente fria avança e temperaturas entram em declínio no Rio Grande do Sul

Publicado em 13/12/2010 07:32 e atualizado em 13/12/2010 10:14
Apesar da proximidade do verão, mínimas ficam em torno ou abaixo dos 10ºC em algumas localidades.
TERÇA, DIA 14

Sul
Nesta terça, a frente fria avança, mas a chuva é persistente no leste e norte do Paraná e no Vale do Itajaí. Algumas cidades paranaenses ainda registram acumulados altos, de mais de 40mm. Nas demais áreas, o tempo abre, mas as temperaturas, principalmente as mínimas, entram em declínio. No Rio Grande do Sul, faz bastante frio, já que a madrugada de tempo aberto favorece a perda de energia e a queda nas temperaturas. Muitas cidades ficam com mínimas em torno ou abaixo dos 10°C.

Sudeste
Na terça, a frente fria estaciona entre a costa de São Paulo e do Rio de Janeiro. Desta forma, o tempo fechado e as chuvas são duradouras nestes Estados e no sul mineiro. Há risco de temporais no sul de São Paulo, no início do dia, e em toda a faixa leste paulista, região de Campinas, Serra da Mantiqueira e Rio de Janeiro. O acumulado passa dos 50mm em muitas cidades destas áreas. É altíssimo o risco para alagamentos intransitáveis, transbordamento de córregos e rios e até de deslizamentos – este último devido à persistência da chuva em São Paulo e no Rio. O calor ameniza. Já no Espírito Santo e cidades do norte de Minas, há condição apenas para chuvas no fim do dia, devido ao calor, que continua intenso, e à umidade.

Centro-Oeste
Nesta terça, a frente avança pelo Sudeste e organiza as chuvas sobre Goiás e oeste do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul. Nas demais áreas do MS e do MT, o tempo fica aberto e não chove. Em Goiás e no nordeste do Mato Grosso, há risco de temporais, que podem, inclusive, atingir Brasília. Faz calor.

Nordeste
Na terça, a chuva enfraquece no oeste, mas há previsão de temporais do sul do Ceará até o norte da Bahia, passando também pelo oeste de Pernambuco. Os acumulados ficam acima dos 50mm. Faz calor.

Norte
Na terça, a área atingida por temporais é o sul do Tocantins. O acumulado pode passar dos 100mm. Chove em praticamente toda a região Norte, mas na forma de pancadas isoladas, que ocorrem no fim da tarde na maior parte da região. Faz muito calor, com exceção da área sob temporais, onde o calor é amenizado.

Confira a previsão para os próximos dias

Sul
Na quarta, volta a chover no interior do Paraná, na forma de pancadas rápidas de fim de tarde. Na quinta, a chuva volta a Florianópolis de forma persistente, durando o dia todo, e ao interior do Estado, na forma de pancadas. No Rio Grande do Sul, o tempo aberto predomina durante toda a semana e garante dias de grande amplitude térmica. Faz muito frio de manhã, com mínimas entre 5°C e 10°C na Serra e entre 10°C e 15°C nas demais cidades gaúchas, mas o sol faz as temperaturas dispararem e ficarem em torno dos 30°C à tarde. A partir da quinta, tanto a mínima como a máxima sobem, conforme a massa de ar um pouco mais frio perde força. A chuva retorna a cidades do norte do Estado entre a quinta e a sexta. Nas demais áreas, só dia 22.

Sudeste
Na quarta, a frente fria não avança e persiste a condição de tempo mais fechado e com chuva, inclusive temporais, sobre São Paulo, Rio, sul de Minas e Triângulo Mineiro. No Vale do Ribeira, esperam-se mais aberturas de sol. Nos dias seguintes, com a frente estacionada na costa do Sudeste, ocorrem temporais em várias áreas do Sudeste, sendo as áreas mais suscetíveis o Vale do Ribeira, a Região Metropolitana, o Vale do Paraíba, o Rio de Janeiro e o sul de Minas. O acumulado passa dos 120mm em muitas cidades, o que equivale a cerca de metade do que costuma chover o mês de dezembro inteiro. Com o passar dos dias, aumenta a facilidade com que a chuva provoca alagamentos intransitáveis e o risco de deslizamentos também aumenta. Nas demais áreas de Minas e no Espírito Santo, a semana tem predomínio de dias típicos de verão: sol, calor e pancadas isoladas no fim do dia.

Centro-Oeste
Até sexta, a chuva segue concentrada sobre Goiás e leste do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul, enquanto as demais áreas do MT e do MS ficam sob uma condição mais seca, com quase nenhuma chuva. Já em Goiás, espera-se, em algumas cidades, acumulados passando dos 200mm nesta semana.

Nordeste
Entre a quarta e o fim da semana, os temporais voltam a ficar restritos ao oeste da região, enquanto as demais áreas ficam com pancadas rápidas de fim de tarde. No litoral, o tempo fica mais seco.

Norte
Na quarta, além de temporais no Tocantins, as simulações indicam temporais no oeste do Amazonas. Nos dias seguintes, a chuva mais intensa atinge o norte da região, depois migra para o oeste. O acumulado passa dos 100mm em algumas cidades, mas de forma bastante localizada.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Somar Meteorologia

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário