Rio Grande decreta emergência em função da estiagem

Publicado em 02/02/2011 06:32
O prefeito de Rio Grande, Fábio Branco, decretou ontem (1) "situação de emergência" na área rural do município em função da estiagem. Conforme a prefeitura, a seca já resulta em perdas de 30% na bacia leiteira, 40% na cultura de cebola, 60% nos hortigranjeiros, 30% a 40% na manutenção do gado de corte (que não engorda) e 20% na soja. Também há prejuízo na fertilidade do gado de cria. Para tomar a decisão, o prefeito levou em consideração os laudos técnicos apresentados pelas secretarias municipais. "A falta de chuvas tem causado inúmeros prejuízos aos agricultores, que amargam pesadas dívidas financeiras". A Defesa Civil do Estado deverá ser comunicada da medida até amanhã.

O vice-prefeito, Adinelson Troca, destaca que a estiagem atinge Rio Grande desde antes de outubro do ano passado e avalia que a chuva, de 27 mm, segunda-feira não amenizou a situação. "Só umedeceu os campos."

Na Defesa Civil Estadual constam 15 municípios com decreto de emergência, além de Jaguarão e Rosário do Sul, que estão com Notificação Preliminar de Desastre (Nopred).

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Correio do Povo

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário