Previsão do tempo: Instabilidade predomina na maior parte do país

Publicado em 14/02/2011 09:53
Estão previstos temporais para grande parte das regiões Centro-Oeste, Nordeste e Norte.
TERÇA, DIA 15

Sul

Uma massa de ar seco deixa o tempo firme sobre o Rio Grande do Sul e grande parte de Santa Catarina. Chove fraco e de forma isolada no norte do Estado catarinense. No Paraná, temporais ainda atingem o leste e norte do Estado e o tempo fica seco apenas nas cidades do sudoeste. As temperaturas mínimas diminuem um pouco sobre o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e sul do Paraná. As máximas continuam elevadas sobre o oeste gaúcho.

Sudeste

Uma frente fria deixa o tempo fechado em grande parte de São Paulo e traz chuvas fortes para a metade leste do Estado. Sobre o sul do Rio de Janeiro, Espírito Santo e sul e oeste de Minas Gerais, chove de forma rápida e isolada a partir da tarde. As temperaturas máximas diminuem um pouco no leste de São Paulo.

Centro-Oeste

Temporais se espalham sobre a região e atingem o norte do Mato Grosso o Sul, interior e sul de Goiás e interior e sudoeste de Mato Grosso. Nas demais regiões também chove, mas com pancadas rápidas e passageiras.

Nordeste

Chove em praticamente toda a região, com precipitações mais fortes e maiores acumulados sobre o Ceará, Maranhão e Piauí. No leste e sudeste da Bahia as condições para chuva são menores. Continua fazendo calor em toda a região.

Norte

Fortes temporais atingem o Acre, grande parte do Amazonas e do Pará, além do nordeste do Amapá. Em Rondônia, Roraima e Tocantins também chove forte, mas de forma mais isolada. As temperaturas máximas ficam mais baixas sobre o Acre e sudoeste do Amazonas.

Confira a previsão para os próximos dias

Sul

Na quarta feira chove sobre o leste catarinense e sobre o leste, interior e norte do Paraná. Temporais atingem o litoral de Santa Catarina e do Paraná. Na quinta-feira, o tempo fica seco somente sobre o Rio grande do Sul. Em Santa Catarina chove de forma leve e isolada. No Paraná ainda há risco de temporais sobre o leste e noroeste do Estado. Entre os dias 18 e 22 de fevereiro, os acumulados de chuva serão baixos sobre a região. Apenas entre o noroeste do Rio Grande do Sul e sudoeste do Paraná e entre o nordeste do Rio Grande do Sul e leste do Paraná que os acumulados variam entre 30mm e 50mm.

Sudeste

Na quarta-feira, a frente fria se afasta um pouco. Chuvas fortes atingem somente o sudeste e noroeste de São Paulo e o Triângulo Mineiro. Nas demais regiões de São Paulo, sul, oeste e nordeste de Minas, sul do Rio de Janeiro e Espírito Santo continuam ocorrendo pancadas de chuva passageiras à tarde. Na quinta-feira, segue chovendo na maior parte de São Paulo, com temporais atingindo o sudeste e sudoeste do Estado. Em Minas Gerais, chove no Triângulo Mineiro e nordeste do Estado de forma passageira e isolada. Chuvas isoladas atingem também grande parte do Espírito Santo e o norte do Rio de Janeiro. Entre os dias 18 e 22 de fevereiro, chuvas mais fortes atingem o sudeste de São Paulo, a metade norte do Rio de Janeiro, Espírito Santo e leste de Minas Gerais.

Centro-Oeste

Na quarta-feira, chove em toda a região e fortes temporais atingem o Mato Grosso e o oeste de Goiás. Na quinta-feira, pancadas de chuva serão registradas em toda a região, com fortes temporais sobre o Mato Grosso. Entre os dias 18 e 22 de fevereiro, os maiores acumulados de chuva ocorrem sobre o norte e oeste do Mato Grosso, onde várias cidades receberão mais de 130mm.

Nordeste

Na quarta-feira, chove em toda a região e fortes temporais atingem o oeste do Piauí e o Maranhão. Na quinta-feira, chove forte ainda sobre o oeste do Piauí e no Maranhão. Nas demais regiões, as chuvas diminuem e as pancadas ocorrem de forma muito isoladas. Entre os dias 18 e 22 de fevereiro, chove forte sobre o Piauí, Maranhão, Ceará, noroeste da Bahia, oeste de Pernambuco e oeste da Paraíba, com acumulados acima de 130mm em várias cidades.

Norte

Na quarta-feira, não chove forte apenas no Acre, nos demais Estados há risco de chuva forte e temporais generalizados. Na quinta-feira os temporais diminuem sobre o Amazonas, mas ainda continuam atingindo o Pará, Rondônia e Amapá. Entre os dias 18 e 22 de fevereiro, os maiores acumulados de chuva estão previstos para o Pará, Amapá e Rondônia. Varias cidades receberão mais de 130mm em apenas 5 dias.

Fonte: Somar Meteorologia

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Confira a previsão do tempo para esta terça-feira (30) para todo o Brasil
Bloqueio atmosférico se intensifica e vai prolongar onda de calor até 10 de maio, deixando clima seco e quente em grande parte do país
Confira a previsão do tempo para esta segunda-feira (29) para todo o Brasil
Confira a previsão do tempo para este sábado (27) para todo o Brasil
Previsão de chuva no Rio Grande do Sul até o início de maio