Inmet publica previsão trimestral do clima

Publicado em 23/02/2011 10:31 e atualizado em 23/02/2011 11:41
Acúmulo de chuva acima da média é esperado na região Norte e litoral da região Sul .
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou a Previsão Climática Trimestral em parceria com o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC/INPE). O relatório analisa o acumulado de chuvas e a temperatura esperada para os próximos três meses em cada ponto do país. O volume de precipitação e a temperatura de cada região podem ser classificados de acordo com três possibilidades: normal, acima ou abaixo da média histórica do local. A média em questão, denominada normal climatológica, corresponde às observações atmosféricas contínuas de uma localidade em um período de 30 anos.

Para o período entre março e maio de 2011, o Prognóstico Climático Trimestral prevê acúmulo de chuva acima da média para o centro-norte da região Norte e litoral da região Sul. Para o oeste da região Sul, contudo, o nível de chuvas esperado deve ser abaixo da média histórica. Nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, a precipitação será próxima da que normalmente ocorre nessa época do ano. No norte do Nordeste, as chuvas oscilam entre normal e acima da média esperadas.

 O relatório do Inmet prevê, ainda, temperaturas acima da média no setor central do país e abaixo do esperado no centro-sul da região Sul. No norte da região Norte, o nível da temperatura será próximo à normal. Para chegar a essa conclusão, a previsão de clima abrange um número maior de dados e eventos se comparada a uma previsão do tempo, que leva em consideração apenas as condições atmosféricas momentâneas de uma região.

O clima é uma média das observações diárias de cada local em determinado período do ano. O relatório ressalta ainda que pode haver irregularidade na distribuição das chuvas no decorrer do trimestre.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Inmet

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário