Nebulosidade predomina e chuvas atingem todas as regiões

Publicado em 24/02/2011 10:50
Maiores acumulados estão previstos para Goiás, Mato Grosso e Estados do Norte.
SEXTA, DIA 25

Sul

A chuva atinge boa parte da região, com exceção de áreas do centro e fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai. Temporais localizados atingem o centro e sul do Paraná, centro de Santa Catarina e o litoral e oeste do Rio Grande do Sul. O calor aumenta, com exceção da Serra de Santa Catarina, que permanece com uma temperatura máxima mais baixa.

Sudeste

Ainda chove em boa parte da região, com exceção do sul e leste de São Paulo e algumas partes do Rio de Janeiro e sul de Minas Gerais. Temporais localizados atingem o nordeste de São Paulo, costa do Espírito Santo e o centro e leste de Minas Gerais. A temperatura permanece elevada e a sensação será de abafamento.

Centro-Oeste

Prosseguem as chuvas generalizadas, mas que ocorrem apenas a partir do período da tarde. O acumulado promete ser elevado, entre 20mm e 50mm, no centro, oeste e norte de Goiás e no leste e norte de Mato Grosso. A invernada retorna ao norte e noroeste de Mato Grosso, paralisando atividades agrícolas, porém na maior parte do Centro-Oeste, as condições ainda permanecem favoráveis aos trabalhos.

Nordeste

A situação não muda muito e as chuvas atingem boa parte da região. Apenas no centro e leste da Bahia, Sergipe, Alagoas e o leste de Pernambuco devem passar ou por um dia de tempo seco ou com chuva de baixíssimo acumulado. Temporais atingem parte do oeste e norte da Bahia, Maranhão, Piauí e Ceará. O calor predomina e a máxima passa dos 35°C no leste da Bahia.

Norte

Os temporais voltam a ganhar força sobre a região e a previsão é de elevado acumulado de chuva no Pará, Amapá, Amazonas e Rondônia. A temperatura ainda permanece elevada em boa parte da região. Apenas entre o sudoeste do Pará e a divisa do Acre com o Amazonas, o excesso de nuvens deixa a temperatura máxima mais baixa.

Confira a previsão para os próximos dias

Sul

No sábado, prosseguem as chuvas, com risco de temporais no oeste e litoral norte do Rio Grande do Sul, centro e sul de Santa Catarina e no norte e oeste do Paraná. No domingo, o destaque vai para temporais entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Na próxima semana, os temporais prosseguem, porém as chuvas serão mais intensas sobretudo ao longo do litoral dos três Estados.

Sudeste

No sábado, destacam-se as chuvas fortes sobre o nordeste e oeste de São Paulo e sul, oeste e norte de Minas Gerais. No domingo, as chuvas ficam mais fortes e intensos temporais atingem o nordeste de São Paulo, norte do Rio de Janeiro, interior do Espírito Santo e o leste e sul de Minas Gerais. Na próxima semana, a chuva atinge toda a região, sendo intensa nas áreas mais próximas do litoral de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

Centro-Oeste

No sábado, destaca-se o elevado acumulado de chuva no norte de Mato Grosso, com mais de 60mm. A invernada passa a atingir boa parte de Goiás, Mato Grosso e Distrito Federal. No domingo, os temporais ficam ainda mais generalizados sobre o Mato Grosso e a invernada ganha intensidade sobre Distrito Federal, Goiás e o próprio Mato Grosso. Apenas o Mato Grosso do Sul seguirá com chuva mais isolada e concentrada no fim da tarde. Entre 28 de fevereiro e 4 de março, a entrada de uma massa de ar seco inibe a formação de nuvens de chuva sobre o oeste de Mato Grosso e grande parte de Mato Grosso do Sul. A chuva generalizada atinge o leste de Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal e leste e norte de Mato Grosso.

Nordeste

No sábado, temporais atingem o Maranhão, Piauí, Ceará, oeste da Bahia, sertão de Alagoas e o centro e norte da Bahia. No domingo, prosseguem os temporais no Maranhão, Piauí, Ceará, sertão da Paraíba, interior de Pernambuco, sertão de Alagoas, sertão de Sergipe e no centro, e norte da Bahia. Entre 28 de fevereiro e 4 de março, o padrão muda em todo o Nordeste, inclusive no leste e sul da Bahia e Sergipe. A previsão é de chuva forte em todo o Nordeste, com acumulado de mais de 30mm no leste da Bahia e de mais de 100mm no Maranhão, Piauí e Ceará.

Norte

No fim de semana, prosseguem os temporais sobre o Pará, Amapá, Amazonas, Rondônia e Tocantins. Entre 28 de fevereiro e 04 de março, as chuvas fortes atingem o Acre, Pará, Tocantins e Amapá. Em todos os Estados, o acumulado passa dos 100mm em cinco dias.

Fonte: Somar Meteorologia

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Agronegócio gaúcho ainda não pode mensurar tamanho dos prejuízos causados pela chuvarada
FPA emite nota sobre tragédias no Rio Grande do Sul
Sobe para 37 total de mortes por chuvas no RS; autoridades esperam número ainda maior
RS: Chuvas diminuem no final de semana, mas nova frente fria já aparece no radar, mantendo estado em alerta
Chuva acima de 100 milímetros atinge o norte do Rio Grande do Sul