Previsão do tempo: Chuvas fortes predominam nas regiões Nordeste, Norte e Sul

Publicado em 14/04/2011 08:40
Temperatura pode ultrapassar os 29°C em São Paulo e na fronteira de Mato Grosso e Bolívia.
SEXTA, DIA 15

Sul

A previsão é de tempo instável. No Rio Grande do Sul o dia será chuvoso com acumulados que podem ultrapassar os 45 milímetros na região da serra. Ainda há possibilidade de temporais, principalmente na parte da manhã, que podem ser acompanhados de rajadas de vento de 60 km/h. A alta nebulosidade não deixa a temperatura se elevar e na metade sul do Estado os termômetros não ultrapassam os 23°C. Em Santa Catarina e no Paraná ocorrem pancadas de chuva ao longo do dia intercalada com períodos de abertura de sol. A temperatura mínima fica em torno do 17°C em maior parte da região.

Sudeste

O tempo fica seco em quase toda a região. À tarde ocorrem pancadas isoladas de chuva no litoral sul, no norte de São Paulo, norte do Rio de Janeiro e no Espírito Santo. Durante a madrugada não faz tanto frio e no sul de Minas Gerais fica em torno dos 14°C. O aparecimento de sol no decorrer do dia eleva a temperatura e faz calor à tarde em todo o Sudeste. Ventos predominados do quadrante norte fazem com que a máxima ultrapasse os 29°C nas regiões oeste e no litoral sul do Estado de São Paulo.

Centro-Oeste

A previsão é de tempo firme em Goiás e no Mato Grosso do Sul. Podendo ocorrer pancadas de chuva no noroeste do Mato Grosso e no norte de Goiás, divisa com Tocantins. A manhã começa com forte nebulosidade que se dissipa ao longo do dia. A mínima fica em torno dos 17°C em Goiás. À tarde a temperatura aumenta e ultrapassa os 32°C na fronteira do Mato Grosso e Bolívia.

Nordeste

Na sexta-feira, prosseguem as chuvas fortes ao longo do litoral. Já  no interior da região as chuvas enfraquecem. Apenas no Maranhão, oeste e norte do Piauí e em Pernambuco, ainda há previsão de chuva nesta sexta, porém com baixo acumulado. O calor predomina em toda a região.

Norte

As áreas de instabilidade chamadas de Zona de Convergência Intertropical ganham força e passam a provocar intensos temporais sobre o centro e norte do Amazonas, do Pará, do Amapá e Roraima. Por outro lado, no centro e sul do Tocantins, o risco de chuva será menor. Por conta do retorno dos grandes temporais, a temperatura máxima entra em declínio entre o Pará e Amazonas.

Confira a previsão para os próximos dias

Sul

No fim de semana, a chuva diminui sobre a região Sul. No sábado o tempo fica chuvoso apenas no leste e região serrana do Rio Grande do Sul. Ocorrem pancadas de chuva na região da campanha e em Santa Catarina. No Paraná, previsão de pancadas de chuva apenas no litoral. No domingo a chuva diminui e podem ocorrer pancadas de chuva apenas no norte e nordeste do Rio Grande do Sul, leste de Santa Catarina e sudoeste do Paraná. Nas demais regiões o tempo fica firme. Entre os dias 18 e 22 de abril as chuvas ficam concentradas no norte do Rio Grande do Sul e leste de Santa Catarina, sendo que no noroeste gaúcho os acumulados ficam em torno dos 70 milímetros.

Sudeste

O fim de semana será de tempo seco. O sábado será de sol com poucas nuvens em quase toda a região, podem ocorrer pancadas de chuva à tarde no litoral norte de São Paulo. O domingo será de tempo firme e poucas nuvens. Ocorrem algumas pancadas isoladas apenas na divisa do Espírito Santo, Minas Gerais e Bahia. As madrugadas não serão tão frias e com o aparecimento de sol a temperatura se eleva e faz calor em todo a região. Entre os dias 18 e 22 de abril o tempo ficará seco, e os acumulados não chegam a São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

Centro-Oeste

O fim de semana é de tempo firme em quase toda a região. No sábado e no domingo podem ocorrer pancadas de chuva de baixo acumulado no noroeste do Mato Grosso. Nas demais áreas há o predomínio de sol com poucas nuvens. Faz calor e as máximas ultrapassam os 32°C no noroeste do Mato Grosso e no norte do Mato Grosso do Sul no sábado. Entre os dias 18 e 22 de abril o tempo fica seco em boa parte da região, principalmente em Goiás. Já norte do Mato Grosso os acumulados podem chegar a 50 milímetros e no Mato Grosso não ultrapassam os 15 milímetros.

Nordeste

No sábado, a chuva generalizada volta a atingir o interior da região, especialmente os Estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte e Sergipe. Também prosseguem os temporais ao longo do litoral, desde a Bahia até o Ceará. No domingo, a situação permanece inalterada com chuvas generalizadas sobre o Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas. As chuvas mais intensas atingem o litoral do Maranhão e Piauí com acumulado entre 50 milímetros e 100 milímetros. Entre 18 e 22 de abril, o tempo permanecerá seco no interior da Bahia, porém na maior parte da região Nordeste, as chuvas prosseguem, com acumulado de mais de 150 milímetros desde o litoral de Pernambuco até o Maranhão.

Norte

No sábado, os grandes temporais ficam mais restritos ao oeste e sul de Roraima e ao oeste e noroeste do Amazonas. No domingo, os maiores acumulados de chuva concentram-se sobre o Amazonas, Pará e Amapá. Entre 18 e 22 de abril, as chuvas prosseguem sobre a maior parte da região Norte. O acumulado pode chegar aos 200 milímetros no extremo norte do Tocantins, Pará, Amapá, Amazonas e Roraima. Apenas no sudeste do Tocantins, o tempo permanece seco.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Somar Meteorologia

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário