Previsão do tempo: Frio deve registrar temperaturas recordes no Sudeste nesta sexta

Publicado em 28/04/2011 09:37
Chuvas atingem boa parte das regiões Norte e Nordeste
SEXTA, 29

Sul

Na sexta-feira, o Vórtice Ciclônico afasta-se para alto-mar e as chuvas enfraquecem sobre a Região Sul. As chuvas não param por completo e ainda atingem o leste do Paraná e o nordeste do Rio Grande do Sul. A temperatura mínima sobe cada vez mais, mas ainda faz frio nos pontos mais elevados da Serra Geral. À tarde, o calor predomina no Rio Grande do Sul e a sensação térmica será mais agradável em Santa Catarina e Paraná.

Sudeste

A partir da sexta-feira, tanto a frente fria como as áreas de instabilidade se afastam do Sudeste. As chuvas enfraquecem, mas não param por completo. As precipitações ainda atingem partes do Espírito Santo, Rio de Janeiro, leste e sul de Minas Gerais e o centro, nordeste e sul de São Paulo. O frio da madrugada prossegue em Minas Gerais e aumenta em São Paulo, com a possibilidade de quebra de alguns recordes, especialmente sobre o sul paulista. Já à tarde, a temperatura sobe e a sensação térmica será agradável em toda a Região.

Centro-Oeste

A partir de sexta-feira, o Vórtice Ciclônico afasta-se do Centro-Oeste o tempo seco retorna para boa parte das localidades. Apenas no sudoeste de Mato Grosso do Sul e no norte de Mato Grosso acontecem chuvas com baixo acumulado. A temperatura entra em elevação e o calor predomina em toda a Região.

Nordeste

Na sexta-feira, as chuvas ganham intensidade e se espalham pelo Nordeste. A previsão é de elevado acumulado de chuva sobre o norte do Maranhão, centro e norte do Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Sergipe. Em Pio XII, no Maranhão, o acumulado chega aos 80mm, correspondendo a mais de 25% da média de abril. O calor predomina em boa parte da Região, com exceção do centro, sul e sudoeste da Bahia e parte do oeste do Maranhão.

Norte

Na sexta-feira, as chuvas atingem boa parte da Região Norte, com exceção do Tocantins e sul de Rondônia. Os maiores temporais concentram-se sobre o norte do Amapá, oeste do Pará, leste do Amazonas e sul de Roraima. Mesmo com as chuvas, o calor predomina em boa parte da Região. Apenas no leste do Amazonas e sul de Roraima, a temperatura máxima ficará mais baixa, gerando sensação agradável.

Confira a previsão para os próximos dias

Sul

No sábado, as chuvas generalizadas retornam à Região Sul associadas com a passagem de uma frente fria. As precipitações atingem o sul e oeste do Paraná, boa parte de Santa Catarina e o sul, oeste e norte do Rio Grande do Sul. Há risco de chuva forte no oeste do Paraná. No domingo, a frente fria traz chuva ao norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Prosseguem as chuvas fortes sobre o Paraná, com acumulado entre 20mm e 30mm em várias cidades. Posteriormente, o destaque fica por conta do frio. A temperatura cai especialmente sobre o sul do Paraná, com mínima entre 3°c e 5°c. Apesar do frio, não há previsão de geadas sobre as áreas produtoras de milho e café do estado.

Sudeste

O fim de semana será com tempo seco, ensolarado e grande amplitude térmica sobre boa parte do Sudeste. Esperam-se madrugadas frias e tardes com calor. Uma nova frente fria passa pelo Sudeste na próxima semana, trazendo chuva forte novamente para a costa dos Estados da Região. Além disso, uma forte massa de ar polar causa declínio acentuado da temperatura em toda a Região, com quebra de vários recordes. Apesar do frio, não há previsão de geadas sobre as áreas produtoras de café, laranja e cana-de-açúcar.

Centro-Oeste

No sábado, a passagem de uma frente fria causa chuva forte e generalizada sobre o sul e oeste de Mato Grosso do Sul. Além disso, áreas de instabilidade também causam chuva sobre o noroeste de Mato Grosso. No domingo, as chuvas atingem o oeste de Mato Grosso e o centro, oeste e sul de Mato Grosso do Sul. Na próxima semana, o destaque vai para o retorno do frio, entretanto, chamamos a atenção para o fato de que não há previsão de geadas sobre nenhuma área produtora.

Nordeste

No sábado, o destaque vai para os intensos temporais sobre a costa de Alagoas. Já no domingo, as chuvas fortes ficam mais concentradas entre Alagoas e Pernambuco. Entre 02 e 06 de maio, as chuvas prosseguem ao longo da costa leste e Estados do norte da Região. Além disso, a entrada de uma forte massa de ar polar causa acentuado declínio da temperatura mínima a partir do fim da semana que vem.

Norte

No fim de semana, destacamos as chuvas fortes previstas sobre o Amazonas, Pará e Amapá. Entre 02 e 06 de maio, os maiores temporais passam a atingir Roraima e o noroeste do Amazonas.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Somar Meteorologia

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário