Previsão do tempo: Final de semana deve ter chuva em todas as regiões

Publicado em 29/04/2011 10:26
Registro de baixas temperaturas marcam o início do mês de maio.
SÁBADO, DIA 30

Sul

No sábado, a frente fria avança pela Região Sul, trazendo chuva ao oeste e litoral do Paraná, ao oeste e litoral norte de Santa Catarina e ao norte, oeste e sul do Rio Grande do Sul. Há risco de chuva forte no oeste do Paraná e litoral sul de Santa Catarina, com acumulado que varia entre 20mm e 30mm. As chuvas vêm acompanhadas de rajadas de vento que chegam aos 60km/h no oeste do Paraná. O frio da madrugada diminui consideravelmente, porém durante a tarde, espera-se apenas uma sensação térmica agradável sobre os três Estados. Ou seja, a temperatura máxima não subirá muito no decorrer do dia.

Sudeste

No sábado, a previsão é de tempo seco e ensolarado na maior parte do Sudeste. As poucas chuvas atingem o nordeste de Minas Gerais, sul do Rio de Janeiro e o oeste e nordeste de São Paulo. Faz frio pela manhã em São Paulo, Minas Gerais e o interior do Rio de Janeiro, com mínima em torno dos 10°C em algumas cidades altas. Já a tarde, a temperatura entra em elevação, gerando sensação que varia entre o agradável e abafado.

Centro-Oeste

No sábado, a frente fria avança pelo Centro-Oeste, trazendo chuva ao centro, oeste e sul de Mato Grosso do Sul e ao oeste de Mato Grosso. Chove forte ao longo de toda a região de fronteira do Mato Grosso do Sul com o Paraguai e Bolívia, com acumulado que varia entre 20mm e 30mm. No sul de Mato Grosso do Sul, além das chuvas fortes, esperam-se rajadas de vento em torno dos 60km/h. A temperatura máxima entra em declínio no sul de Mato Grosso do Sul, mas o calor predomina na maior parte da Região.

Nordeste

No sábado, as chuvas prosseguem sobre o Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e o litoral e zona da mata do Nordeste. Os acumulados já não serão tão elevados quanto os de quinta e sexta-feira, porém ainda há risco de transtornos em Sergipe, inclusive Aracaju. Faz calor em boa parte da Região, com exceção de partes do Maranhão e da Bahia.

Norte

No sábado, uma novidade fica por conta da volta da chuva ao Estado de Rondônia. Também chove no Acre, Amazonas, Roraima, Pará e Amapá. Chove forte entre o Pará e Amapá, com acumulado que chega aos 60mm. Já em Tocantins, o risco de chuva será menor. O calor predomina em toda a Região, independentemente da condição do tempo.

Confira a previsão para os próximos dias

Sul

No domingo, a frente fria traz chuva ao norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Prosseguem as chuvas fortes sobre o Paraná, com acumulado entre 20mm e 30mm em várias cidades. Posteriormente, o destaque fica por conta do frio. A temperatura cai especialmente sobre o sul do Paraná, com mínima entre 3°c e 5°c. Apesar do frio, não há previsão de geadas sobre as áreas produtoras de milho e café do Estado.

Sudeste

O domingo será com tempo seco, ensolarado e grande amplitude térmica sobre boa parte do Sudeste. Esperam-se madrugadas frias e tardes com calor. Uma nova frente fria passa pelo Sudeste na próxima semana, trazendo chuva forte novamente para a costa dos Estados da Região. Além disso, uma forte massa de ar polar causa declínio acentuado da temperatura em toda a Região, com quebra de vários recordes. Apesar do frio, não há previsão de geadas sobre as áreas produtoras de café, laranja e cana-de-açúcar.

Centro-Oeste

No domingo, as chuvas atingem o oeste de Mato Grosso e o centro, oeste e sul de Mato Grosso do Sul. Na próxima semana, o destaque vai para o retorno do frio, entretanto, chamamos a atenção para o fato de que não há previsão de geadas sobre nenhuma área produtora.

Nordeste

No domingo, as chuvas fortes ficam mais concentradas entre Alagoas e Pernambuco. Entre 02 e 06 de maio, as chuvas prosseguem ao longo da costa leste e Estados do norte da Região. Além disso, a entrada de uma forte massa de ar polar causa acentuado declínio da temperatura mínima a partir do fim da semana que vem.

Norte

No domingo, destacamos as chuvas fortes previstas sobre o Amazonas, Pará e Amapá. Entre 02 e 06 de maio, os maiores temporais passam a atingir Roraima e o noroeste do Amazonas.

Fonte: Somar Meteorologia

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Confira a previsão do tempo para esta terça-feira (30) para todo o Brasil
Bloqueio atmosférico se intensifica e vai prolongar onda de calor até 10 de maio, deixando clima seco e quente em grande parte do país
Confira a previsão do tempo para esta segunda-feira (29) para todo o Brasil
Confira a previsão do tempo para este sábado (27) para todo o Brasil
Previsão de chuva no Rio Grande do Sul até o início de maio