Inmet prevê acumulado de chuvas no Nordeste

Publicado em 06/05/2011 08:05
A ocorrência de chuvas nas regiões Norte e Nordeste está dentro da previsão climática trimestral divulgada em março pelo Instituto.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê muitas chuvas no Nordeste do país nesta sexta-feira, 6 de maio. Os estados mais afetados serão Rio Grande do Norte e Ceará, que terão acumulado significativo de chuvas. Nas demais áreas da região o tempo fica nublado com pancadas de chuva isoladas.

A ocorrência de chuvas nas regiões Norte e Nordeste está dentro da previsão climática trimestral divulgada em março pelo Inmet. De acordo com o boletim, a previsão climática de consenso para o trimestre maio a julho de 2011 indica maior probabilidade de chuvas na categoria acima da normal climatológica para o norte das regiões Norte e Nordeste do Brasil, incluindo também o leste desta última região.

O fenômeno é explicado pelo aquecimento das águas superficiais na região do Atlântico Tropical Sul, que contribui para a ocorrência de distúrbios ondulatórios de leste mais intensos adjacentes à costa leste do Nordeste. Esses sistemas se configuram nos meses de outono e inverno e estão associados ao escoamento de leste, que costuma se intensificar neste período do ano, o que favorece o aumento climatológico das chuvas neste setor do Nordeste.

No resto do país, a previsão do Inmet é de tempo nublado nesta sexta-feira. Chove em boa parte dos estados da região Norte. No Centro-Oeste e Sudeste, chove no Mato Grosso e há possibilidade de chuva no sudoeste goiano e no Rio de Janeiro. No sul, o dia será parcialmente nublado com nevoeiro ou névoa úmida nos três estados da região.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Mapa

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário