Inmet prevê acumulado de chuvas no Nordeste

Publicado em 06/05/2011 08:05 483 exibições
A ocorrência de chuvas nas regiões Norte e Nordeste está dentro da previsão climática trimestral divulgada em março pelo Instituto.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê muitas chuvas no Nordeste do país nesta sexta-feira, 6 de maio. Os estados mais afetados serão Rio Grande do Norte e Ceará, que terão acumulado significativo de chuvas. Nas demais áreas da região o tempo fica nublado com pancadas de chuva isoladas.

A ocorrência de chuvas nas regiões Norte e Nordeste está dentro da previsão climática trimestral divulgada em março pelo Inmet. De acordo com o boletim, a previsão climática de consenso para o trimestre maio a julho de 2011 indica maior probabilidade de chuvas na categoria acima da normal climatológica para o norte das regiões Norte e Nordeste do Brasil, incluindo também o leste desta última região.

O fenômeno é explicado pelo aquecimento das águas superficiais na região do Atlântico Tropical Sul, que contribui para a ocorrência de distúrbios ondulatórios de leste mais intensos adjacentes à costa leste do Nordeste. Esses sistemas se configuram nos meses de outono e inverno e estão associados ao escoamento de leste, que costuma se intensificar neste período do ano, o que favorece o aumento climatológico das chuvas neste setor do Nordeste.

No resto do país, a previsão do Inmet é de tempo nublado nesta sexta-feira. Chove em boa parte dos estados da região Norte. No Centro-Oeste e Sudeste, chove no Mato Grosso e há possibilidade de chuva no sudoeste goiano e no Rio de Janeiro. No sul, o dia será parcialmente nublado com nevoeiro ou névoa úmida nos três estados da região.

Tags:
Fonte:
Mapa

0 comentário