Previsão do tempo: Chuvas atingem as regiões Sul, Norte e Nordeste nesta terça-feira

Publicado em 23/05/2011 08:43
Sol predomina no Sudeste e Centro-Oeste.
TERÇA, DIA 24

Sul

Na terça, dia 24, a frente fria já se afasta da região Sul, provocando chuva fraca apenas na faixa leste de Santa Catarina e do Paraná, em ambas as capitais. Mas teremos a formação de um ciclone extratropical sobre o Rio Grande do Sul. Desta vez, a chuva generalizada começa em ambas as fronteias - oeste e sul -, forte e de longa duração. Há risco para queda de granizo, rajadas de vento de mais de 80 quilômetros por hora e os volumes são elevados, com potencial para transtornos como alagamentos, destelhamentos e queda de árvores. Em Porto Alegre, a chuva chega ao fim do dia. As temperaturas máximas despencam, principalmente na fronteira oeste e na metade sul, onde os termômetros sequer alcançam os 20 graus Celsius (ºC).

Sudeste

Na terça, dia 24, a passagem de uma frente fria aumenta a umidade e tanto a madrugada como a manhã não são tão frias. Apesar disso, o sistema já é de fraca intensidade e só provoca garoa no litoral paulista, no Vale do Ribeira e na Grande São Paulo. Nas demais áreas, a terça é ensolarada e faz calor à tarde, mas os termômetros ainda ficam longe dos 30ºC. A previsão de geada no início do dia na serra da Mantiqueira e no sul de Minas também vale para a terça, mas o risco é menor.

Centro-Oeste

Terça, dia 24, de sol e grande amplitude térmica no Centro-Oeste, ou seja, as temperaturas variam bastante. Faz frio pela manhã, mas o calor a tarde está garantido.

Nordeste

As condições não mudam na terça, dia 24, chove forte na costa leste, de forma rápida no norte da região e, no interior nordestino, a estiagem continua e faz muito calor, com termômetros passando dos 30°C.

Norte

Mais um dia com chuva na região Norte. As pancadas mais intensas seguem sobre Amazonas, Roraima e Amapá, com destaque para a capital Macapá. Na maior parte do Pará e no Tocantins, a terça, dia 24, é de sol. Faz calor à tarde, especialmente nas áreas onde não chove.

Confira a previsão para os próximos dias

Sul

Na quarta, dia 25, a chuva persiste no Rio Grande do Sul e também é forte no sul de Santa Catarina. Em apenas dois dias, pode chover o normal para todo o mês de maio em diversas cidades, como Uruguaiana, na fronteira oeste do RS, e em Torres, no litoral norte do RS. Entre a quarta e a quinta, forma-se uma frente fria, que tem um avanço normal, levando a chuva para a metade norte do RS, depois para Santa Catarina e chega ao Paraná já na noite de quinta-feira. Apesar disso, na quinta as chuvas enfraquecem bastante e já não há mais risco de temporais. A partir de então, o destaque passa a ser uma nova queda nas temperaturas. Na manhã de quinta, faz 7ºC em Bagé, no sul do RS. Na sexta, o frio já avança para as serras do RS e SC, 5°C em São José dos Ausentes e 2°C em Urubici, com risco de geada. Algumas simulações indicam que a massa de ar polar que chega ao fim da semana é ainda mais intensa que a última e os produtores devem ficar atentos, pois podem ocorrer geadas em outros pontos além das serras. Apesar disso, ainda é cedo para qualquer previsão sobre o risco ou não de geada.

Sudeste

Na quarta, dia 25, já sem geadas, o tempo segue aberto e as temperaturas ficam um pouco mais altas que nos dias anteriores. Não chove em nenhuma parte do Sudeste. Até a sexta, as temperaturas vão subindo com o passar dos dias. Na sexta, uma nova frente fria passa pelo Sudeste e provoca nova queda de temperaturas. Este sistema deixa o tempo fechado no leste paulista - inclusive capital - e também leva chuva fraca para o Rio de Janeiro até o domingo. Depois, temos a entrada de uma nova massa de ar frio. Com a aproximação do inverno, as temperaturas tendem a cair e na próxima semana fará mais frio.

Centro-Oeste

O destaque é a quinta, dia 26, enquanto em Goiás as máximas disparam, em Brasília, faz 34°C, o que é bastante incomum para a cidade. No Mato Grosso e especialmente no Mato Grosso do Sul as mínimas despencam. Em Campo Grande, a quinta começa com 14°C. Na próxima semana, uma nova onda de frio toma conta do Brasil e afeta também o Centro-Oeste, que deve ter termômetros em torno dos 10°C e novos recordes de temperatura mais baixa do ano nos três Estados. A chuva generalizada, porém, não tem previsão de volta.

Nordeste

Na quarta, dia 25, a chuva volta a ganhar força entre o Ceará e norte do Maranhão, mas o maior risco para transtornos e temporais segue na costa leste do Nordeste, entre o Recôncavo Baiano e o Rio Grande do Norte, por causa das ondas de leste. Apesar disso, no interior a estiagem e o calor persistem. Não há mudança na condição do tempo até o fim de semana.

Norte

Até o fim de semana, as chuvas continuam restritas ao norte da região e ao Acre, enquanto Rondônia, sul do Amazonas e do Pará e o Tocantins seguem com tempo seco. Há previsão de elevados acumulados de chuva em Roraima e no Amapá, inclusive podendo provocar transtornos nas capitais Boa Vista e Macapá.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Somar Meteorologia

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário