Campanha Gaúcha sofre com a estiagem

Publicado em 25/05/2011 08:36
Agricultura e pecuária da região sofrem a meses com falta de chuva. Umidade dos últimos dias não foi suficiente para aliviar a situação.
Em Bagé, a chuva começou no fim da tarde de domingo (22) e até agora foram registrados 14 milímetros. Durante todo o mês de maio foram registrados 47 milímetros, enquanto a média histórica para o período é de 95.

As três barragens que abastecem o município estão abaixo do nível normal, a Sanga Rasa, principal delas, está com 10 metros e 20 centímetros de déficit e quando chegar a 11 vai ser desativada.

Nesta quarta (25), o Departamento de Água e Esgoto do município vai decidir se amplia para 15 horas diárias o racionamento de água, que hoje é de 13 horas. No campo, os prejuízos chegam a R$ 40 milhões.

Com o pasto seco, falta alimento para os animais. Do rebanho com 300 mil cabeças, 35% da pecuária de corte apresenta perda no ganho de peso e redução no índice de prenhez. Com isso, a previsão é de que 25 mil terneiros deixem de nascer na primavera deste ano e esta situação se repete em, pelo menos, cinco municípios da região.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Globo Rural

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário