Campanha Gaúcha sofre com a estiagem

Publicado em 25/05/2011 08:36 246 exibições
Agricultura e pecuária da região sofrem a meses com falta de chuva. Umidade dos últimos dias não foi suficiente para aliviar a situação.
Em Bagé, a chuva começou no fim da tarde de domingo (22) e até agora foram registrados 14 milímetros. Durante todo o mês de maio foram registrados 47 milímetros, enquanto a média histórica para o período é de 95.

As três barragens que abastecem o município estão abaixo do nível normal, a Sanga Rasa, principal delas, está com 10 metros e 20 centímetros de déficit e quando chegar a 11 vai ser desativada.

Nesta quarta (25), o Departamento de Água e Esgoto do município vai decidir se amplia para 15 horas diárias o racionamento de água, que hoje é de 13 horas. No campo, os prejuízos chegam a R$ 40 milhões.

Com o pasto seco, falta alimento para os animais. Do rebanho com 300 mil cabeças, 35% da pecuária de corte apresenta perda no ganho de peso e redução no índice de prenhez. Com isso, a previsão é de que 25 mil terneiros deixem de nascer na primavera deste ano e esta situação se repete em, pelo menos, cinco municípios da região.
Tags:
Fonte:
Globo Rural

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

0 comentário