Previsão do tempo: Avanço de massa de ar polar baixa temperaturas nas regiões Sul e Sudeste do país neste sábado

Publicado em 03/06/2011 08:59
Pancadas de chuva atingem as regiões Norte e Nordeste.
SÁBADO, DIA 4

Sul

No sábado, dia 4, uma forte massa de ar polar avança pelo Sul do Brasil e empurra a frente fria para o oceano. Apenas o leste de Santa Catarina e do Paraná ficam com chuva fraca gerada pelos ventos úmidos do mar. Em grande parte da região o tempo abre, mas a massa de ar polar deixa as temperaturas muito baixas. Ocorrem geadas amplas entre o centro e oeste do Rio Grande do Sul e região da Campanha e nas serras do RS e SC. Tem alerta para agitação marítima e ressaca nos três Estados.

Sudeste

No sábado, dia 4, a frente fria atua no leste da região e provoca chuva no Rio de Janeiro e no Espírito Santo. Na faixa leste de São Paulo são os ventos úmidos do mar que geram nuvens e chuva fraca. O interior paulista e Minas Gerais continuam sob a influência da massa de ar seco que mantém o tempo firme. A passagem da frente fria e o ingresso de uma massa de ar polar vão provocar queda da temperatura no Estado de São Paulo, centro e sul de Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Centro-oeste

No sábado, dia 4, o tempo continua seco em toda a região Centro-oeste e as temperaturas permanecem altas em Mato Grosso e Goiás. Já em Mato Grosso do Sul, tem queda da temperatura devido ao ingresso da massa de ar polar que avança do Sul do País. A máxima fica abaixo dos 25ºC no centro e sul de Mato Grosso do Sul e o frio aumenta durante a noite.

Nordeste

No sábado, dia 4, o risco de transtornos diminui no leste da Bahia, mas os temporais ganham força entre o Rio Grande do Norte e Pernambuco. O litoral entre o Ceará e o Maranhão continua com pancadas isoladas de chuva. Na parte central e oeste da região, o tempo continua seco.

Norte

No sábado, dia 4, a chuva forte ainda fica concentrada sobre os Estados do Amapá e Roraima. As pancadas de chuva são mais isoladas no Amazonas, Pará e Acre. Tempo seco e ensolarado no Tocantins.

Confira a previsão para os próximos dias

Sul

No domingo, dia 5, o frio piora e ocorre formação de geadas amplas no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e no planalto paranaense. Apesar das baixas temperaturas, não tem geada nas áreas de milho safrinha. Na segunda e terça chove de forma generalizada nos três Estados da região. Na sequência, o frio aumenta novamente, mas ainda não tem previsão de geadas nas áreas de milho safrinha.

Sudeste

No domingo, dia 5, ainda chove fraco na faixa leste da região, mas o tempo continua seco no interior. A massa de ar polar provoca uma madrugada fria. No fim de semana, devido à passagem da frente fria, chove fraco na faixa leste de São Paulo e no Rio de Janeiro e no Espírito Santo, mas o tempo permanece seco em grande parte da região. Uma frente fria e áreas de instabilidade provocam chuva em São Paulo, sul de Minas Gerais e Rio de Janeiro na primeira metade da próxima semana. Em seguida, o tempo volta a ficar frio e seco, mas sem geada nas áreas agrícolas.

Centro-oeste

O domingo, dia 5, será de temperaturas baixas no centro e sul de Mato Grosso do Sul. A mínima prevista é de 8ºC para a região de Ponta Porã. Durante o dia, o sol ameniza o frio das primeiras horas da manhã. O tempo continua seco nos três Estados, mas com temperaturas bem mais altas em Mato Grosso e Goiás. Uma frente fria provoca chuva em Mato Grosso do Sul na terça. Em Mato Grosso chove de forma isolada somente no sul e no oeste do Estado. Goiás fica com tempo seco. Em seguida, a frente fria perde força e o tempo abre em toda a região. A temperatura cai novamente, mas não há previsão de geadas nas áreas produtoras de milho safrinha.

Nordeste

No domingo, dia 5, há previsão de temporais na faixa leste de Pernambuco, no litoral da Bahia próximo à Salvador e no Recôncavo Baiano. A próxima semana ainda começa com temporais na faixa leste do Nordeste.

Norte

A massa de ar seco que atua no interior do Brasil avança em direção à região Norte e deixa o tempo cada vez mais seco. Por isso, as pancadas de chuva concentram-se sobre o norte do Amazonas e do Pará, Amapá e Roraima.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Somar Meteorologia

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário