Previsão do tempo: Chuva predomina em boa parte do Brasil nesta quinta

Publicado em 08/06/2011 09:32
Tempo ainda permanece seco e frio na região Sul.
QUINTA, DIA 9

Sul

Na quinta, dia 9, o tempo ainda permanece seco na maior parte da região Sul. Apenas no norte de Santa Catarina e no leste e norte do Paraná ocorrem chuvas fracas e isoladas. A temperatura mínima permanece baixa no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e sul do Paraná, variando entre 3°C e 5°C. Apesar do frio, não há risco de geada nas áreas produtoras de milho do PR. À tarde, a temperatura máxima já chega aos 22°C no centro e norte do PR, mas não chega aos 20°C no RS e SC. Além de tudo, os ventos em altitude favorecem a chegada das cinzas do vulcão chileno Puyehue ao oeste e sul do RS. Entretanto, a tendência é de que o fenômeno seja fraco. No mar, a agitação marítima começa a enfraquecer entre o RS e SC.

Sudeste

Na quinta, dia 9, as chuvas generalizadas retornam ao Sudeste por conta da presença de uma frente fria na altura do Espírito Santo, de áreas de instabilidade no interior do continente e da umidade da Amazônia. As chuvas atingem boa parte de São Paulo e do Rio de Janeiro e o centro e sul do ES e de Minas Gerais. O acumulado alcança 40mm no norte do RJ, no sudoeste de MG e no nordeste de SP e os 20mm no sul do ES. Com relação à temperatura, faz frio na Serra da Mantiqueira, entre SP, MG e RJ, com mínima entre 3°C e 5°C. A tarde também será fria em todo o Estado de SP e no sul de MG e do RJ, com máxima que não chega aos 20°C. A agitação marítima aumenta entre a costa de SP e do RJ. Na região dos Lagos, no RJ, as ondas chegam aos 2,5m de altura. Já no litoral norte de SP, as ondas alcançam 2m de altura.

Centro-Oeste

Na quinta, dia 9, as áreas de instabilidade ganham força e as chuvas generalizadas atingem boa parte de Mato Grosso do Sul, o centro e sul de Goiás, o Distrito Federal e o centro, oeste e sul de Mato Grosso. O acumulado varia entre 20mm e 30mm no sul, sudoeste e norte de MS e sul de GO. Há pelo menos dois meses não chove em várias cidades do Centro-Oeste e estas áreas de instabilidade servirão para quebrar esta longa estiagem. Mesmo com a volta das chuvas, a temperatura permanece estável. Ou seja, espera-se calor em MG, GO e DF e temperaturas mais baixas no centro e sul de MS.

Nordeste

Na quinta, dia 9, as ondas de leste ganham ainda mais intensidade e a previsão é de chuva generalizada sobre o norte de Alagoas, centro e leste de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará e o centro e norte do Piauí e do Maranhão. Há risco de temporais em várias áreas, com destaque para a região de divisa de AL com o litoral do PE. Por outro lado, na Bahia, Sergipe, oeste de PE e no sul do MA e do PI, o tempo permanece seco e ensolarado. Faz frio nas primeiras horas da manhã sobre as cidades mais elevadas da BA, mas à tarde, o calor predomina em todo o Nordeste.

Norte

Na quinta, dia 9, áreas de instabilidade voltam a ganhar intensidade sobre o Centro-Oeste e as chuvas retornam para partes do Acre, Rondônia e sudoeste do Amazonas. Além disso, também chove sobre o norte do Pará, Amapá e Roraima, com risco de temporais localizados sobre a Ilha de Marajó. Mesmo com as chuvas, o calor predomina em toda a região Norte. No sudeste do Amazonas, a máxima passa dos 35°C.

Confira a previsão para os próximos dias

Sul

Na sexta, dia 10, o destaque vai para o aumento do frio. A mínima promete ser negativa entre o nordeste do Rio Grande do Sul e leste do Paraná, com formação de geadas amplas ao amanhecer. Entre 11 e 15 de junho, o tempo permanece seco e a temperatura entra em elevação na maior parte da região Sul. Apenas na fronteira com o Uruguai, uma nova frente fria causa chuva com baixo acumulado.

Sudeste

Na sexta, dia 10, a chuva volta a ficar isolada sobre o Espírito Santo e leste de Minas Gerais. A temperatura mínima entra em declínio, com valores entre 3°C e 5°C no sul de São Paulo e de MG. Não há risco de geada sobre áreas produtoras. Entre 11 e 15 de junho, retorna o tempo seco ao Sudeste e a temperatura volta a subir.

Centro-Oeste

Na sexta, dia 10, as chuvas voltam a ficar bem mais isoladas, atingindo o sudeste de Mato Grosso e norte de Goiás. Já entre 11 e 15 de junho, retorna o tempo seco para todo o Centro-Oeste.

Nordeste

Na sexta, dia 10, as chuvas fortes atingem o Rio Grande do Norte, Ceará e norte do Piauí. Entre 11 e 15 de junho, uma nova frente fria causa chuvas fortes ao longo do litoral da Bahia. Além disso, as ondas de leste também provocam temporais na costa do RN.

Norte

Na sexta, dia 10, chove sobre o Acre, oeste e norte do Amazonas, Roraima, norte do Pará e litoral do Amapá. Entre 11 e 15 de junho, as chuvas prosseguem sobre o oeste de Rondônia, Acre, AM, RR, PA, norte do Tocantins e AP O acumulado passa dos 50mm no litoral do AP e noroeste do AM.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Somar Meteorologia

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário