Frio e geada causam prejuízo em produção de hortaliças no RS

Publicado em 28/06/2011 08:32
As baixas temperaturas prejudicam principalmente as foleosas. Agricultores estudam maneiras de amenizar os prejuízos.
O agricultor Cláudio Meinerz se surpreendeu com a geada. O frio intenso gerou perdas principalmente nas foleosas. “A cultura mais atingida foi a do alface, perdi quase 80% da plantação”.

Os prejuízos se repetem com outros produtores de Santa Rosa, onde a estimativa é que as perdas passem dos 50% nas lavouras de hortigranjeiros.

As chuvas da última semana também prejudicaram a produção, só em Santa Rosa choveu cerca de 250 milímetros. O excesso de umidade e a geada prejudicaram as lavouras.

Como a previsão é de temperaturas mais baixas para os próximos dias, a alternativa para os agricultores é fazer o cultivo protegido. “A maneira mais fácil e barata seria o cultivo debaixo de telas. A proteção é boa e em outras ocasiões não houve problema de queima”, explica Fábio Scalco, técnico agrícola da Emater.

Quem utiliza essas técnicas, garante a eficácia. Agricultores que perderam alface em áreas a céu aberto, conseguiram amenizar as perdas com o morango porque a plantação estava protegida.

Fonte: Globo Rural

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Confira a previsão do tempo para este sábado (27) para todo o Brasil
Previsão de chuva no Rio Grande do Sul até o início de maio
Onda de calor deve se intensificar a partir desta sexta-feira (26) elevando as temperatura em toda faixa central do país, podendo chegar ao Nordeste
Confira a previsão do tempo para está sexta-feira (25) para todo o Brasil
NOAA: Com temperaturas elevadas e tempo seco, chuvas seguem restritas ao Sul do Brasil