Frio e geada causam prejuízo em produção de hortaliças no RS

Publicado em 28/06/2011 08:32
As baixas temperaturas prejudicam principalmente as foleosas. Agricultores estudam maneiras de amenizar os prejuízos.
O agricultor Cláudio Meinerz se surpreendeu com a geada. O frio intenso gerou perdas principalmente nas foleosas. “A cultura mais atingida foi a do alface, perdi quase 80% da plantação”.

Os prejuízos se repetem com outros produtores de Santa Rosa, onde a estimativa é que as perdas passem dos 50% nas lavouras de hortigranjeiros.

As chuvas da última semana também prejudicaram a produção, só em Santa Rosa choveu cerca de 250 milímetros. O excesso de umidade e a geada prejudicaram as lavouras.

Como a previsão é de temperaturas mais baixas para os próximos dias, a alternativa para os agricultores é fazer o cultivo protegido. “A maneira mais fácil e barata seria o cultivo debaixo de telas. A proteção é boa e em outras ocasiões não houve problema de queima”, explica Fábio Scalco, técnico agrícola da Emater.

Quem utiliza essas técnicas, garante a eficácia. Agricultores que perderam alface em áreas a céu aberto, conseguiram amenizar as perdas com o morango porque a plantação estava protegida.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Globo Rural

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário