Cooperação Técnica vai aperfeiçoar previsão do tempo

Publicado em 12/07/2011 08:06
A Agência Brasileira de Cooperação (ABC), ligada ao Ministério das Relações Exteriores, assinou, em 8 de julho, na sede do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em Brasília, os termos para implementação do Projeto de Cooperação Técnica com a Organização Meteorológica Mundial (OMM). O acordo tem a finalidade de aperfeiçoar o modelo de previsão do tempo e expandir a capacidade de monitoramento das estações meteorológicas.

O convênio prevê um investimento de cerca de US$ 11 milhões para que, no prazo de cinco anos, o Inmet desenvolva um modelo numérico de previsão do tempo mais preciso e detalhado. Os modelos numéricos gerados por supercomputadores reúnem e codificam, em forma de cálculos, as informações recebidas de estações meteorológicas, satélites e boias oceânicas coletoras de dados. Os cálculos são interpretados por meteorologistas, que chegam a um consenso para a previsão do tempo diária.

O acordo pretende também expandir a capacidade de monitoramento das estações meteorológicas para que possam ser previstos com maior precisão os eventos severos, as condições atípicas de chuva e a temperatura de uma região em determinada época do ano. Esse tipo de estação é capaz de coletar dados e enviá-los à sede do Inmet sem a presença de um especialista no local, apenas por meio de sensores de temperatura, vento, umidade, radiação solar, chuva e pressão.

O Brasil conta, hoje com cerca de 500 estações automáticas construídas entre 2002 e 2007, por meio de outro Projeto de Cooperação Técnica entre OMM, Inmet e ABC. A parceria permitiu a implantação da rede de estações de forma econômica e rápida.

O novo acordo obteve a assinatura do Secretário Executivo da OMM, Michael Jarraud, durante o 16º Congresso Meteorológico Mundial, realizado em Genebra, na Suíça entre maio e junho. Segundo o diretor da ABC, o ministro Marco Farani, os objetivos do projeto vão além de “apoiar a captação de conhecimento e a tecnologia no Brasil”. O convênio deve “estimular o compartilhamento de informações e o apoio a outros países”.

Fonte: Mapa

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Confira a previsão do tempo para esta quarta-feira (8) para todo o Brasil
Governo cria força-tarefa para combater informações falsas relacionadas às enchentes 
EUA: Plantio deve retomar ritmo mais acelerado na próxima semana, com chuvas menos intensas
Procon RS trabalha para auxiliar população no momento de calamidade pública
Governo atualiza situação das barragens no RS (07 de maio)