Geada formada no Sul não causa danos graves às regiões produtoras de trigo

Publicado em 23/08/2011 08:59
Excesso de umidade sobre as plantações do Paraná, no entanto, podem causar prejuízos.
A forte queda das temperaturas no Sul do Brasil atingiu todas as regiões produtoras de trigo da região. De acordo com a Somar Meteorologia, houve formação de geadas sobre os Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e centro-sul do Paraná que afetou as lavouras de trigo que estavam em fase de florescimento e granação.

Os impactos à produção, no entanto, foram pequenos, uma vez que as temperaturas mais baixas ocorreram no Rio Grande do Sul, onde o produto está na fase inicial de florescimento.

No Paraná, onde mais de 70% das lavouras de trigo estão suscetíveis às geadas, os danos, até o momento, parecem ser pequenos. As temperaturas na madrugada desse domingo, dia 21, e dessa segunda, 22, ficaram em média em torno de 1°C, o que não afeta o desenvolvimento das plantas. Dessa forma, as plantações seguem se desenvolvendo razoavelmente em todas as regiões
produtoras. O único problema possível é o excesso de umidade sobre as plantas, oriundas das chuvas e também do orvalho. As lavouras em maturação, que representam 20% de todas as lavouras plantas nessa safra, sofrem com esse excesso de umidade e com isso a qualidade dos grãos já começam a ser depreciadas, além de elevar as taxas de incidência de doenças fúngicas.

Com relação a produtividade, as lavouras que começam a ser colhidas apresentam valores dentro da média. No entanto, ainda não é possível ter dimensões exatas, uma vez que apenas 2% das lavouras foram colhidas até o momento. A previsão, aponta reduções na produção do trigo esse ano, por causa do excesso de chuva e as fortes geadas ocorridas entre os meses de junho a agosto.

Para essa semana, de acordo com a Somar, são esperadas mais chuvas sobre todos os Estados do Sul, principalmente o Paraná, comprometendo ainda mais a qualidade dos grãos e inviabilizando os trabalhos iniciais de colheita. Já no Rio Grande do Sul, as chuvas previstas serão benéficas ao trigo, uma vez que as plantas começam a entrar na fase de florescimento. As temperaturas devem seguir baixas ao longo da semana, sendo favorável ao trigo.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Agência Safras

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário