Semana começa com chuva no Rio Grande do Sul e deve ter nova onda de frio

Publicado em 29/08/2011 13:30
Algumas cidades tiveram registro de granizo e ventos fortes estão derrubanco árvores.
Uma frente fria está causando temporais sobre o Rio Grande do Sul desde a madrugada do domingo, dia 28, quando pelo menos 90 mil pessoas ficaram sem energia elétrica em função dos ventos que chegaram aos 80km/h em Canguçu, mais de 85km/h em Mostardas e Santa Maria e mais de 95km/h em Caçapava do Sul. Na capital Porto Alegre, as rajadas passaram dos 60km/h. Em Pelotas, os ventos causaram queda de árvores.

Algumas cidades, como Venâncio Aires, Júlio de Castilho, Canoas e Esteio, onde está ocorrendo a Expointer 2011, tiveram registro de granizo nesta segunda, dia 29. De acordo com o radar da Aeronáutica em Canguçu, às 06h30 desta segunda, chovia de forma mais intensa na região de Cachoeira do Sul. De acordo com a Somar, não é possível afirmar se nesse momento ocorreu granizo na cidade, que só pode ser registrado através de observação no local, porém a chance do fenômeno ter acontecido foi alta.

A condição para temporais no Estado segue pelo menos até essa terça, dia 30. A partir da quarta o Rio Grande do Sul deve ter tempo seco por quatro dias e uma nova onda de frio ainda causa temperaturas baixas, que devem se aproximar de 0°C, até o fim de semana.

Com relação aos acumulados, no domingo choveu pouco mais de 45 milímetros (mm) em Canela (quase 30% da média de agosto) e pouco mais de 40 milímetros (mm) em Bento Gonçalves (um terço da média de agosto). Em Vacaria, o acumulado chega aos 33mm (quase 25% da média de agosto).

O Estado também está registrando uma grande diferença entre as mínimas nesta segunda.  Em Jaguarão a menor temperatura foi de aproximadamente 6°C. Enquanto isso, em Frederico Westphalen a mínima foi de 18°C. Nesta segunda, Rio Grande do Sul está registrando temporais no centro do Estado. O norte está sob domínio de uma massa de ar quente e o sul já está sob domínio de massa de ar polar.

Fonte: Somar + Zero Hora

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Confira a previsão do tempo para esta quarta-feira (8) para todo o Brasil
Governo cria força-tarefa para combater informações falsas relacionadas às enchentes 
EUA: Plantio deve retomar ritmo mais acelerado na próxima semana, com chuvas menos intensas
Procon RS trabalha para auxiliar população no momento de calamidade pública
Governo atualiza situação das barragens no RS (07 de maio)