Inmet: Boletim com com previsão trimestral aponta boas chuvas para região Centro-Oeste

Publicado em 31/08/2011 16:09
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou a previsão climática para o trimestre setembro, outubro e novembro de 2011. O boletim indica probabilidade de 75% de chuva entre as categorias normal e acima da normal climatológica em parte das regiões Centro-Oeste, Sudeste e sul do Nordeste. No Norte há probabilidade de 40% de chuvas acima da média. No Sul, a previsão é de chuva entre normal e ligeiramente abaixo da normal, com probabilidade de 75%. Há possibilidade de ocorrência de baixos índices de umidade relativa do ar, associados às temperaturas que ainda costumam ser mais elevadas na região central do país, no início deste trimestre.

As queimadas devem aumentar durante setembro, especialmente na região central, sul da Amazônia e no Sudeste. Setembro é o mês que registra o ápice das queimadas, em especial no Mato Grosso; no sul da Amazônia; em Rondônia; Tocantins; e nos setores sul e sudeste do Pará; em São Paulo e Minas Gerais; além do Piauí e Maranhão. Em outubro e novembro, o risco de fogo diminui nessas áreas, migrando para o norte do Nordeste e norte do Pará, onde se inicia o período climatológico de estiagem.

No Nordeste, a maior probabilidade de chuva normal e acima da normal para o período concentra-se no centro-sul da Bahia e no norte do Maranhão. Já no Centro-Oeste, os estados mais afetados são Goiás, centro-leste de Mato Grosso e centrossul de Tocantins. Para as outras regiões, a previsão é de índices de chuvas dentro do esperado.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Mapa

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário