Chuva acima da média deixa pasto verde no agreste de Pernambuco

Publicado em 29/09/2011 08:39
Este ano, o período chuvoso começou mais cedo, em janeiro. Com o capim verde, produtores de gado compram menos ração.
Durante o segundo semestre, os criadores no agreste de Pernambuco, estão acostumados a ver uma vegetação bem mais seca. O gado estaria apenas no curral comendo ração e não pasto.

Normalmente, o período chuvoso nesta região do estado vai de março a julho. Este ano, a chuva começou mais cedo, em janeiro. O resultado é um capim verde e bonito, com economia para os produtores de gado, que estão comprando menos ração.

“No ano passado, comprava de seis a sete sacos de ração por semana. Até agora, ninguém gastou dinheiro”, diz o criador Zenon da Silva.

O volume de chuva em Caruaru costuma ficar na casa dos 674 milímetros. Este ano, de janeiro a setembro já choveu 900 milímetros.

“Desde o início do ano os institutos de meteorologia já haviam previsto uma chuva acima da média e havia um prolongamento do período chuvoso, que realmente aconteceu. O pecuarista, que geralmente tem seis meses de pastagem verde, esse ano tem nove meses. Isso significa menor custo de produção e maior lucro para o produtor. Ele terá mais 15 ou 20 dias de pastagem verde”, explica Fábio César, agrônomo do IPA, Instituto Agronômico de Pernambuco.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Globo Rural

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário