Chuva reduz déficit hídrico na região Norte do PR

Publicado em 11/10/2011 08:38
O final de semana de chuva trouxe uma alívio para os produtores rurais do Norte do Estado. A expectativa da área de Agrometeorologia do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) é de que as precipitações se normalizem durante a primavera, que começou bastante seca na região.

Segundo a meteorologista do Simepar/Iapar Ângela Costa, a mudança no clima começou no sábado (8), quando ventos de 85 quilômetros por hora atingiram Londrina. Para ela, a ventania foi crucial para romper a grande massa de ar quente e seco que vinha bloqueando a chegada de massas de ar frio que vinham do sul. A chuva de maior intensidade foi registrada no domingo (9), em Campo Mourão, com 40 milímetros. Em Londrina, o número foi menor, 24 milímetros.

A pesquisadora da área de Agrometeorologia do Iapar Heverly Moraes afirma que a precipitação não foi suficiente para zerar o déficit hídrico, em torno de 45 milímetros, mas é um alento para os produtores que aguardam o fim da estiagem para plantar a safra de verão. Ela lembra que a previsão é de mais chuva nesta semana, com destaque para quarta e quinta-feira. A pesquisadora acredita que o falta de água no solo deve ser zerada até o final de semana. De qualquer forma, a semeadura já está garantida.

Ângela Costa acredita que, ao contrário de agosto e setembro, outubro deve ter um regime de chuva normal, próximo da media histórica de 139 milímetros para Londrina. Com o fim do bloqueio atmosférico, as massas de ar frio devem atuar normalmente.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Agência Estadual de Notícias-PR

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário