Chuva reduz déficit hídrico na região Norte do PR

Publicado em 11/10/2011 08:38 284 exibições
O final de semana de chuva trouxe uma alívio para os produtores rurais do Norte do Estado. A expectativa da área de Agrometeorologia do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) é de que as precipitações se normalizem durante a primavera, que começou bastante seca na região.

Segundo a meteorologista do Simepar/Iapar Ângela Costa, a mudança no clima começou no sábado (8), quando ventos de 85 quilômetros por hora atingiram Londrina. Para ela, a ventania foi crucial para romper a grande massa de ar quente e seco que vinha bloqueando a chegada de massas de ar frio que vinham do sul. A chuva de maior intensidade foi registrada no domingo (9), em Campo Mourão, com 40 milímetros. Em Londrina, o número foi menor, 24 milímetros.

A pesquisadora da área de Agrometeorologia do Iapar Heverly Moraes afirma que a precipitação não foi suficiente para zerar o déficit hídrico, em torno de 45 milímetros, mas é um alento para os produtores que aguardam o fim da estiagem para plantar a safra de verão. Ela lembra que a previsão é de mais chuva nesta semana, com destaque para quarta e quinta-feira. A pesquisadora acredita que o falta de água no solo deve ser zerada até o final de semana. De qualquer forma, a semeadura já está garantida.

Ângela Costa acredita que, ao contrário de agosto e setembro, outubro deve ter um regime de chuva normal, próximo da media histórica de 139 milímetros para Londrina. Com o fim do bloqueio atmosférico, as massas de ar frio devem atuar normalmente.

Tags:
Fonte:
Agência Estadual de Notícias-PR

0 comentário