Votação do Código Florestal na Câmara pode ser definida hoje na reunião de líderes

Publicado em 13/12/2011 13:26

O deputado Abelardo Lupion (DEM-PR) sugeriu em reunião – encerrada há pouco – da Comissão de Agricultura que a decisão sobre a votação do novo Código Florestal seja avaliada com mais atenção na reunião de líderes de hoje, às 16 horas. Para o deputado, é preciso definir o que pode ser feito para melhorar a proposta encaminhada pelos senadores antes de colocá-la em votação. “Não se pode permitir a aprovação de um Código Florestal “para trucidar os produtores rurais brasileiros”, disse Lupion.

“Esse texto que nos chega do Senado é uma bola quadrada e eu não vou simplesmente apertar o botão e trair o agricultor brasileiro”, disse.

Por outro lado, o deputado Assis do Couto (PT-PR) defendeu o texto do Senado. Para ele, a proposta é uma alternativa entre o projeto (PL 1876/99) e o texto aprovado pela Câmara, que incluiu a emenda 164. “O texto do Senado não radicaliza para nenhum dos lados”, defendeu.

A emenda 164 permitiu o uso das áreas de preservação permanente (APPs) já ocupadas com atividades agrossilvipastoris, ecoturismo e turismo rural, desde que o desmatamento tenha ocorrido até 22 de julho de 2008. Já o texto do Senado prevê a recuperação dessas áreas. A emenda também dá aos estados, por meio do Programa de Regularização Ambiental (PRA), o poder de estabelecer outras atividades que possam justificar a regularização de áreas desmatadas. Na proposta do Senado, cabe a União definir regras para os PRAs.

Reinhold Stephanes (PSD-PR) também defendeu a aprovação do texto ainda neste ano. Para ele, o foco dos debates deve ser feito com base em pontos específicos para garantir acordo em torno de pelo menos 90% da proposta. “Devemos aproveitar o documento do deputado Colatto e o de cooperativas para decidir o que modificar”, disse Stephanes. Para o deputado, a indefinição está provocando muita insegurança jurídica e alimentando a sensação de angústia dos produtores rurais. Ele defendeu ainda a votação do texto principal neste ano, deixando de fora pontos divergentes para serem votados depois.

O deputado Ronaldo Caiado (DEM-GO), no entanto, não concorda com a idéia de votar apenas a parte do texto para a qual há acordo. Segundo Caiado, ou se faz um “acordão” para permitir a votação da proposta como um todo ou não se vota.

PR quer votar novo Código Florestal ainda neste ano

O deputado Bernardo Santana de Vasconcellos (PR-MG) afirmou há pouco que, após alguns ajustes, seu partido está disposto a votar o texto do novo Código Florestal (PL 1876/99) ainda hoje, se possível. Segundo o deputado, o texto já foi amplamente discutido durante anos e, com algumas alterações, estaria pronto para votação.

A afirmação foi feita durante debate promovido pela Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural.

“Não se pode desconsiderar o trabalho da comissão especial que analisou esse tema”, disse Vaconcellos, em nome da liderança do partido. Para ele, a preocupação agora deve ser a constitucionalidade e a segurança jurídica da proposta.

O deputado Moreira Mendes (PSD-RO) também se mostrou favorável à busca de um entendimento para a votação do texto ainda neste ano. Para Mendes, não há mais espaço para discussões intermináveis sobre o tema. “Esse assunto já vem sendo analisado há mais de 13 anos e não podemos desconsiderar todo esse trabalho”, defendeu Mendes, que é a favorável a votação dos pontos para os quais há consenso, deixam os demais para serem analisados separadamente por meio de destaques.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Agência Câmara

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário