Código Florestal: Bancadas negociam revisão em cinco anos

Publicado em 29/02/2012 11:02 e atualizado em 29/02/2012 14:39
As bancadas ruralista e ambientalista articulam um acordo de revisão do Código Florestal em cinco anos para que o texto seja aprovado na próxima semana no Congresso Nacional. De acordo com informações do jornal Valor Econômico, o acordo seria uma saída para que falhas fossem corrigidas.

A proposta foi sugerida pelo presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, Moreira Mendes (PSD-RO) junto com outros deputados da bancada. “Para nós, como estamos sem saber as consequências e os impactos que o Código terá para a agricultura, a pecuária e a produtividade, a revisão é uma boa solução”, afirma Mendes.

Mendes justifica ainda que o acordo é importante, pois alguns pontos fundamentais, como a irrigação, sequer são citados no texto atual. Para o líder do Partido Verde (PV), deputado Sarney Filho (MA), a revisão em cinco anos é importante para que os efeitos do novo Código sejam avaliados.

O acordo seria ainda uma opção para a bancada ambientalista que, sem maioria no plenário, deverá sofrer uma nova derrota e pretende atuar no Palácio do Planalto a fim de que artigos sejam vetados.

Após aprovação no Senado, o texto do novo Código Florestal está sob apreciação na Câmara dos Deputados e só poderá ser modificado de forma limitada. Assim, trechos somente poderão ser suprimidos ou itens anteriormente aprovados pela Câmara restabelecidos.

Com informações Valor Econômico

Por: Ana Paula Pereira
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Medida provisória dá mais 180 dias para adesão ao Programa de Regularização Ambiental (PRA)
Ferramenta de análise dinamizada vai agilizar a verificação dos dados do CAR pelos estados
Relator defende que Marco Legal do Licenciamento irá destravar o país
Fachin suspende reintegrações de posse em áreas invadidas por indígenas , até o término da Covid-19
MP que reabre inscrições no Cadastro Ambiental Rural (CAR) é aprovada