Kátia Abreu propõe universalização do conceito de APPs

Publicado em 04/04/2012 12:19 e atualizado em 04/04/2012 15:06
A senadora Kátia Abreu (PSD-TO) sugeriu nesta quarta-feira (4) a universalização do conceito de mata ciliar, que a legislação brasileira chama de APP (Área de Preservação Permanente). A parlamentar, que participou do 6º Fórum Mundial da Água, realizado no mês passado na França, disse, durante audiência da Subcomissão Permanente da Água, que a proposta de criação de APPs em todos os países contribuiria não apenas para a preservação da natureza, mas também para garantia de condições competitivas iguais para os produtores brasileiros no mercado externo.

- Essa exigência está no Brasil e chegou em boa hora, mas precisamos levar esse debate para o mundo todo. Os produtores do Brasil estão cumprimindo seu dever de casa e não podem perder competitividade – apontou.

Ela sugeriu à ministra do Meio-Ambiente, Izabella Teixeira, que a proposta, elaborada pela CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil) seja apresentada durante a Conferência Rio+20, em junho no Rio de Janeiro.

Em resposta, Izabella Teixeira afirmou que a recuperação das APPs está em sintonia com a visão brasileira de desenvolvimento sustentável.

- A senhora tem uma aliada à proposta das APPs globais. Precisamos estimular a recuperação de aquíferos e recursos hídricos. É essencial para a proteção social, para que a produção agrícola continue a médio e longo prazos – disse.
Fonte: Agência Senado

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Medida provisória dá mais 180 dias para adesão ao Programa de Regularização Ambiental (PRA)
Ferramenta de análise dinamizada vai agilizar a verificação dos dados do CAR pelos estados
Relator defende que Marco Legal do Licenciamento irá destravar o país
Fachin suspende reintegrações de posse em áreas invadidas por indígenas , até o término da Covid-19
MP que reabre inscrições no Cadastro Ambiental Rural (CAR) é aprovada