Dilma recebe texto do Código Florestal; decisão sai até dia 25

Publicado em 07/05/2012 18:42 e atualizado em 08/05/2012 12:23
A presidente Dilma Rousseff tem até dia 25 de maio para sancionar ou vetar – parcial ou totalmente – o texto do novo Código Florestal, aprovado pela Câmara dos Deputados no último dia 25. O texto do Congresso Nacional chegou hoje (7) à Casa Civil e tem prazo de 15 dias úteis para ser avaliado pela presidenta.

O texto aprovado pelos deputados desagradou ambientalistas e não era a versão que o Palácio do Planalto esperava aprovar. Durante a tramitação no Senado, o governo conseguiu chegar a um texto mais equilibrado, mas a bancada ruralista na Câmara alterou o projeto e voltou a incluir pontos controversos.

Entre os pontos polêmicos da nova redação da lei florestal está, por exemplo, a possibilidade de anistia a quem desmatou ilegalmente e a redução dos parâmetros de proteção de áreas de preservação permanente (APPs).

Organizações ambientalistas lideram nas redes sociais um movimento chamado “Veta, Dilma”, pedindo que a presidenta derrube os pontos considerados mais críticos do projeto. Hoje, pela manhã, Dilma recebeu a presidenta da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), senadora Kátia Abreu, uma das principais lideranças ruralistas do Congresso.

O veto presidencial pode ocorrer por razões políticas, quando o projeto ou parte dele é considerado contrário ao interesse nacional, ou jurídicas, quando o texto ou parte dele for inconstitucional. O veto é analisado pelo Congresso Nacional, e pode ser derrubado se houver maioria absoluta no Senado e na Câmara.
No site Terra: Código Florestal deve ter veto parcial
De acordo com o site Terra, ministros de Estado disseram que a presidente irá vetar trechos do projeto com caráter de anistia a desmatadores. Depois, Dilma deverá editar uma MP (Medida Provisória) para preencher lacunas da lei ocasionada pelo veto parcial.

O site informa ainda que “a área técnica do governo já vem estudando alternativas aos artigos que deverão ser vetados pela presidente”.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Agência Brasil

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Augusto Mumbach Goiânia - GO

    Se procurarmos no Facebook: veta Dilma ou veta código florestal, vamos encontrar muita coisa. Mas não tem nada do tipo assina Dilma ou nada de apoio ao código. É aí que perdemos. A articulação das ONGs e de outros parasitas é muito maior que a nossa. Até a Camila Pitanga tá dando palpite. Eu poderia fazer uma comunidade assina Dilma, mas eu não tenho tanto relacionamento assim. O ideal era que alguém de peso fizesse.

    0