Críticas ao novo Código Florestal indicam desinformação, afirma relator

Publicado em 16/05/2012 13:53
O relator do projeto do novo Código Florestal, deputado Paulo Piau (PMDB-MG), afirmou que muitas das críticas feitas ao texto aprovado pela Câmara no mês passado revelam desinformação.

Piau participa de audiência pública da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural para debater os impactos e desdobramentos do novo Código Florestal Brasileiro.

O relator reforçou que a proposta não incentiva desmatamento ou permite anistia, mas apenas consolida a produção em áreas de preservação, o que historicamente já vinha ocorrendo nas últimas décadas.

Em relação aos questionamentos sobre ausência de regras para a recomposição de áreas às margens de rios de largura superior a dez metros, o relator avaliou que estas áreas não ficaram desprotegidas pelo código. Segundo ele, o texto indica que as chamadas APPs para recomposição deverão ser definidas pelos órgãos ambientais que compõem o sistema nacional de meio ambiente conforme as características de cada região. Piau destacou que a diversidade dos biomas brasileiros torna necessária uma discussão regionalizada das regras ambientais.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Agência Câmara

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

3 comentários

  • sivaldo vasconcelos Campos dos Goytacazes - RJ

    somente agora pude disponibilizar o texto integral do projeto, e realmenteb algumas críticas que estão sendo feitas por ambientalistas não tem consistência ou relação com algum artigo. Vou ler mais um pouco pois vou fazer uma palestra sobre o tema. Agora o que me causa estranheza mesmo é o MP federal e os estaduais, bem como IBAMA e orgãos estduais e municipais, que se omitiram ou compactuaram durante 47 anos (o codigo é de 1965) façam qualquer tipo de crítica ( ou seja, na pratica já concederam a tal anistia há 47 anos, que eu considero uma especie de prescrição)

    0
  • marcelo cotrick vitoria da conquista - BA

    O Sr.Mendes Ribeiro provavelmente é um ecotalibã fundamentalista, infiltrado no ministério da agricultura!

    0
  • Telmo Heinen Formosa - GO

    Medida Provisória para regular a largura da mata ciliar? Isto é rizível. Será um prato cheio para o PSOL solicitar a anulação pelo Supremo de uma MP destas por falta de urgência e relevância. Há semanas o Supremo acolheu um pedido destes e me espanta como os nossos correligionarios abordam esta solução com a maior naturalidade... Comprova-se mais uma vez que os politicos nunca conseguem fazer nada tecnicamente lógico.

    0