Deputado Ronaldo Caiado afirma que vai tentar recuperar Código aprovado pela Câmara

Publicado em 27/06/2012 15:55
O deputado Ronaldo Caiado (DEM-GO) disse que, na votação em Plenário da Medida Provisória (MP) 571, que altera o novo Código Florestal, vai tentar recuperar o texto do Código Florestal aprovado pelo Congresso. "Criamos um texto possível de ser aplicado, no qual cabia aos estados analisar onde tem assoreamento e onde áreas deveriam ser recuperadas", defendeu.

O parlamentar é um dos autores do requerimento para realização da audiência pública sobre a MP que está sendo realizada na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural. Na avaliação de Caiado, a MP carece de embasamento técnico ao definir regras diferentes de preservação conforme o tamanho da propriedade e não pelas características dos cursos d`água. “Este é um Código Florestal ou Código Fundiário?", questionou.

O deputado Abelardo Lupion (DEM/PR), também autor do pedido para a audiência, questionou o limite de cinco anos para pousio da terra previsto nas novas regras. "Que direito eu tenho de dizer isso sem deixar uma janela para que pesquisadores e cientistas digam o que é preciso fazer futuramente, a partir de doenças ou defensivos que exijam pousio maior?", questionou.

A reunião está sendo realizada no Plenário 6.
Fonte: Agência Câmara

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Medida provisória dá mais 180 dias para adesão ao Programa de Regularização Ambiental (PRA)
Ferramenta de análise dinamizada vai agilizar a verificação dos dados do CAR pelos estados
Relator defende que Marco Legal do Licenciamento irá destravar o país
Fachin suspende reintegrações de posse em áreas invadidas por indígenas , até o término da Covid-19
MP que reabre inscrições no Cadastro Ambiental Rural (CAR) é aprovada