Congresso pode derrubar Medida Provisória do Código Florestal

Publicado em 29/06/2012 15:26
Por Ciro Siqueira.
O senador Waldemir Moka, do PMDB, interlocutor do senado com a frente parlamentar do Agro na Câmara, disse que se o relator da MP, senador Luiz Henrique da Silveira, não conseguir um consenso sobre o Código Florestal, o texto encaminhado pela presidenta Dilma Rousseff será derrotado no Congresso.

Moka foi designado como o negociador com a Câmara pelo próprio Luiz Henrique. “Nós tínhamos aprovado a recuperação de APP de 15 metros em propriedades que tenham rios com mais de 10 metros de largura”, destacou Moka. Esse tamanho das matas ciliares em beiras de rios valeria para pequenos, médios e grandes produtores rurais, acrescentou o parlamentar.

Com a escadinha na recuperação das APPs por módulos fiscais, as propriedades com mais de 10 módulos terão que recuperar 30 metros. Moka considera que o dispositivo do governo enfrentará resistências.

O deputado Reinhold Stephanes, o último Ministro da Agricultura decente que tivemos, destacou que uma saída para o impasse seria criar uma transição entre pequenas e médias propriedades. Isso imputaria um ônus menor aos médios produtores. “Tem propriedades que, por causa de dois córregos e uma nascente, podem perder de 70% a 80% da área produtiva”, ressaltou Stephanes.

A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, que participou da audiência pública no Congresso, defendeu a metodologia adotada pelo governo federal. Izabella ressaltou que essa decisão da presidenta Dilma Rousseff levou em conta, além dos impactos ambientais as repercussões sociais aos pequenos produtores.

Só não levou em conta o Congresso Nacional.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Blog Código Florestal

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

3 comentários

  • victor angelo p ferreira victorvapf nepomuceno - MG

    O Congresso brasileiro deve-se mirar na demonstração de autonomia e lição de soberania que deu o Paraguai com a destituição do ex -Bispo e agora Ex -Presidente daquela Nação, ao exeercer o seu direito legítimo e constitucional de fazê-lo...O Mercosul com os trairas- amigos suspendeu o Paraguai, ignorando sua constituição, porque todos eles, ignoram as suas...Nosso vizinho ligado pela ponte da "amizade" discute agora se sai ou não deste conglomerado político, porque comercial, pouco se diz ao que veio...Agora é certo que os "Brasiguaios" terão paz e garantia de trabalho, até quem sabe, muito melhor que os produtores daquí, porque lá não tem "Códigos" impostos e importados de nossos "Patrões" do Norte...

    0
  • gerd hans schurt Cidade Gaúcha - PR

    Ideologia não cabe em Meio Ambiente. Mais uma vez estão introduzindo disputa de classe nessa droga de Código Ambiental. Ideologia de socialista e comunista

    0
  • Marcio Antonio Cezarotto Santarém - PA

    Alguém tem que lembrar a presidetnta que foram feitas inúmerasd audiênciaqs públicas e que democracia não se faz com medida provisória.

    Alguém tqm que lembrar que nossos deputados foram muito fracos contra os sedizentes ambientalistas, deveriam ter extinto a reserva legal e mostrar de quem é e a quem serve esta nação.

    0