Código Florestal AO VIVO: Senador Luiz Henrique faz leitura do relatório da MP 571

Publicado em 10/07/2012 14:40 e atualizado em 10/07/2012 15:30
A leitura do relatório da Medida Provisória 571/12, do novo Código Florestal brasileiro está sendo realizada na tarde desta terça-feira (10) no Senado Federal. O relator da comissão mista que analisa MP, o senador Luiz Henrique da Silveira (PMDB-SC), é quem faz essa leitura, que já foi adiada de ontem para hoje. 

A medida, publicada logo após a sanção do novo Código junto com os vetos e aprovações pela presidente Dilma Rousseff, veio com o objetivo de complementar as "lacunas legislativas". Sendo aprovada, a MP segue para votação na Câmara dos Deputados e no Senado. 

O adiamento de leitura foi resultado da falta de um consenso entre ambientalistas e representantes do agronegócio, as duas frentes que discutem a proposta desde sua primeira passagem pela Câmara. Segundo noticiou o portal de notícias G1, parlamentares da frente da agricultura poderiam usar recursos regimentais para evitar a votação até que se encontre um consenso. 

No entanto, apesar disso, o governo não sinaliza aceitar alterações no novo Código ou na Medida Provisória. Entre os principais pontos de divergência estão a questão dos médios produtores, da regionalização dos programas de regularização ambiental, as multas e as APPs (Áreas de Preservação Permanente).

Luis Henrique deve incluir gatilho para o médio produtor
Luiz Henrique da Silveira em foto
de Marcia Kalume da Agência
Senado.
Luiz Henrique deve incluir mais um gatílho no texto do Novo Código Florestal tentanto proteger as médias propriedades dos ecólatras irascíveis. O texto já tem dois gatílhos que protegem pequenos produtores rurais. Propriedades de até 2 módulos rurais não podem ter mais de 10% de sua área ocupada com áreas de preservação (APP e RL); propriedades de 2 a 4 módulos não podem ter mais de 20% imobilizados. O relator deve incluir o limite de 25% para imóveis entre 4 e 15 módulos fiscais.

Deve haver alterações também na principiologia do Artigo 1º. Parlamentares tentam mudar os princípios no sentido de equiparar a importância social da produção agropecuária com a importância soical da preservação ambiental dentre de cada imóvel. A idéia é que essa equiparação eliminte o veneno incluído na lei pelos jurístas ecorradicais.

Nesse momento Luiz Henrique apresenta seu relatório aos ministérios envolvidos no tema. O ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro, está participa de uma sessão solene do Congresso Nacional e não está presente na reunião com o no Palácio do Planalto.

Alguns parlamentares ligados ao setor rural estão insatisfeitos com o reltário. Avaliam que Luiz Henrique foi insensível a algumas das demandas dos setor. Esses parlamentares prometem usar artifícios regimentais para atrapalhar a tramitação da Medida Provísória.

A MP do Código Florestal precisa ser votada até o dia 8 de outurbro caso contrário deixa de valer votanto o texto aprovado no Congresso com os vetos do Executivo. O Congresso entra em recesso a partir de 18 de julho e deve ter suas atividades reduzidas em agosto e setembro, por conta das eleições municipais em outubro. Alguns parlamentares tentarão derrubar a MP por decurso de prazo.

(por Ciro Siqueira, do blog www.codigoflorestal.com)
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Embrapa mostra dados e tecnologias para restauração em debate sobre o Código Florestal
Medida provisória dá mais 180 dias para adesão ao Programa de Regularização Ambiental (PRA)
Ferramenta de análise dinamizada vai agilizar a verificação dos dados do CAR pelos estados
Relator defende que Marco Legal do Licenciamento irá destravar o país
Fachin suspende reintegrações de posse em áreas invadidas por indígenas , até o término da Covid-19