Brasília Urgente: Líderes decidem votar Código Florestal na próxima terça-feira

Publicado em 18/05/2011 17:23 e atualizado em 18/05/2011 23:05

Sem o aval do governo, partidos da base e de oposição fecharam um acordo para votar o projeto de Código Florestal na próxima terça-feira com alteração de um ponto do texto do relator, deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP). A reunião não contou com a presença do líder do governo, Cândido Vaccarezza (PT-SP), nem com representante do líder do PT.

O acordo prevê a votação do texto de Rebelo e de uma emenda permitindo a manutenção de culturas plantadas em Áreas de Preservação Permanente (APPs) às margens de rios. O governo quer transferir para um decreto do Executivo federal a definição dessas atividades.

O requerimento para votar essa emenda deverá ser assinado pelos líderes dos partidos que participaram da reunião, encerrada na tarde de hoje na sala da Comissão de Agricultura da Câmara: PMDB, PTB, PR, PP, PDT, aliados do governo, e DEM, PSDB, PPS, de oposição.


Os líderes também fecharam um acordo para votar na terça-feira (24) o projeto de reforma do Código Florestal (PL 1876/99) antes de votar as MPs requeridas pelo Governo, entre elas a MP que flexibiliza a construção de estádios para a Copa. Portanto, serão votadas, sem obstrução, as medidas provisórias (MPs) 517/10 e a 521/10 após a votação do Código Florestal. Segundo o líder do PMDB, deputado Henrique Eduardo Alves (RN), até terça o governo vai negociar alguns ajustes no texto com o relator do projeto, Aldo Rebelo (PCdoB-SP).

O principal item a ser votado no Código Florestal será o destaque 164, o qual tira das mãos do governo a decisão sobre as áreas consolidadas de agricultura dentro das APPs (Áreas de Proteção Permanente) ao longo de rios. Pelo texto de Aldo, a produção agrícola estaria proibida de forma geral em matas ciliares (as chamadas APPs ripárias) em rios largos, com previsão para que fosse regulada por decreto. O relatório que irá à votação é o final, produzido pelo deputado Aldo Rebelo e acordado com a base do governo. O texto com os ajustes foi entregue pelo relator na última quarta-feira (11).

Clique aqui e confira a íntegra do relatório final de Aldo Rebelo.




Fonte: Estadão + Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Medida provisória dá mais 180 dias para adesão ao Programa de Regularização Ambiental (PRA)
Ferramenta de análise dinamizada vai agilizar a verificação dos dados do CAR pelos estados
Relator defende que Marco Legal do Licenciamento irá destravar o país
Fachin suspende reintegrações de posse em áreas invadidas por indígenas , até o término da Covid-19
MP que reabre inscrições no Cadastro Ambiental Rural (CAR) é aprovada