Desmatamento na Amazônia faz governo endurecer negociações sobre o novo Código Florestal

Publicado em 22/05/2011 11:29 e atualizado em 23/05/2011 07:43
No jornal O Globo deste domingo (22)


A presidente Dilma Rousseff poderá vetar trechos do projeto que altera o Código Florestal se o Congresso aprovar um texto com anistia para desmatadores. A presidente também está disposta a vetar eventual redução de Áreas de Preservação Permanente (APPs). A ordem é tentar melhorar o destaque que será apresentado ao texto do relator, Aldo Rebelo (PCdoB-SP), negociado esta semana entre a base aliada e a oposição. Caso isso não seja possível até terça-feira, o governo não impedirá a votação.


Nesta sexta-feira, Dilma se reuniu com os ministros do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e da Casa Civil, Antonio Palocci, e o líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza (PT-SP). Também participaram da reunião o ministro de Relações Institucionais, Luiz Sérgio, e o secretário-geral da Presidência, Gilberto Carvalho.


- O governo tem uma posição muito clara sobre o Código: é contra anistiar desmatadores, é contra consolidar todas as áreas e não abre mão de manter os atuais limites de APP de rio. Vamos votar terça-feira. Se perdermos, a presidente não hesitará em exercer seu direito constitucional para proteger o meio ambiente e garantir uma produção agrícola ambientalmente sustentável - disse Vaccarezza.


Estes pontos foram firmados por Dilma como compromissos de campanha, nas eleições de 2010. 


A emenda número 164, acordada por deputados da base e da oposição com o relator, legaliza (consolida) desmatamentos ocorridos em APP (margens de rios, topos de morros, encostas e áreas sensíveis ambientalmente). 


O recorte é que atividades como pasto, lavouras e plantações de árvores para a produção de madeira, causadoras de desmatamentos, tenham ocorrido antes de 22 de julho de 2008, data que o então presidente Lula editou o decreto suspendendo multas para quem descumpriu a lei ambiental.


Na prática, o texto de autoria do deputado Paulo Piau (PMDB-MG) anistia quem cometeu infrações que a lei atual condena com multa e embargo da terra. A "emenda da anistia", como foi apelidada pelo Greenpeace, abre brecha para que o Programa de Regularização Ambiental (PRA) seja feito pelos estados. Isso tiraria da União a prerrogativa de estabelecer os limites das áreas de preservação. E ainda permitiria que novas atividades sejam aceitas em APP.


O aumento de 27% no desmatamento da Amazônia teria influenciado Dilma a endurecer nas negociações em torno do texto que será votado.


Confira os principais pontos do novo Código Florestal

Publicada em 12/05/2011 às 13h57m


Marina cobra veto de Dilma à reforma do Código Florestal


Mais de mil pessoas --segundo dados da assessoria de imprensa da SOS Mata Atlântica-- protestaram na manhã deste domingo contra o novo Código Florestal, proposto pelo relator do projeto, deputado Aldo Rebelo (PC do B-SP).


Rodrigo Capote/Folhapress
Marina Silva discursa para manifestantes no protesto
Marina Silva discursa para manifestantes no protesto

A manifestação, organizada pela coalização de ONGs SOS Florestas, contou com a presença de diversas lideranças políticas, como a ex-senadora Marina Silva, candidata à Presidência da República pelo PV, em 2010, e o ex-deputado Fábio Feldmann, também do PV.

Os deputados federais Ricardo Tripoli (PSDB-SP), Paulinho Teixeira (PT-SP), Ivan Valente (Psol-SP) e Alfredo Sirkis (PV-RJ), e o vereador paulistano Gilberto Natalini (PSDB) também participaram do ato.

Marina cobrou da presidente Dilma Rousseff as promessas de campanhas que a então candidata fez no segundo turno. "A presidente Dilma Roussef se comprometeu, durante o segundo turno das eleições, que vetaria qualquer lei que ampliasse o desmatamento. Esperamos, então, que ela não permita", afirmou.

Se a previsão do líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza (PT-SP), se concretizar, a manifestação de hoje terá sido a última antes da votação da reforma do Código Florestal. Ele havia afirmado que o Código Florestal será votado na próxima semana, entre terça-feira e quarta-feira.


Evento contra a reforma do Código Florestal reuniu mil pessoas no Parque do Ibirapuera, zona sul de São Paulo
Evento contra a reforma do Código Florestal reuniu mil pessoas no Parque do Ibirapuera, zona sul de São Paulo
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
O Globo/Folha

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário