Brasília Urgente: Após reunião com Palocci, líderes negociam Código Florestal na Câmara

Publicado em 24/05/2011 11:57
Líderes estiveram no Palácio do Planalto, onde se reuniram com Palocci. Votação do novo Código Florestal está prevista para esta terça (24).
Após reunião com o ministro-chefe da Casa Civil, Antonio Palocci, os líderes partidários da base aliada estão reunidos no gabinete da liderança do governo na Câmara dos Deputados com o ministro das Relações Institucionais, Luiz Sérgio. Eles tentam chegar a um acordo sobre a redação final do projeto do novo Código Florestal, previsto para ser votado nesta terça-feira (24).

A sessão extraordinária para votar o tema no plenário da Câmara dos Deputados começou por volta das 10h e, enquanto não há acordo, parlamentares utilizam os microfones para tratar de temas diversos.

A reunião com Palocci no Palácio do Planalto foi comandada pelo vice-presidente da República, Michel Temer, que tinha outra agenda nesta manhã, mas adiou o encontro para participar da conversa. Participaram do encontro o líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza (PT-SP); o líder do PMDB na Casa, Henrique Eduardo Alves (RN); o ministro Luiz Sérgio; e o líder do PMDB no Senado, Romero Jucá (RR).

Não há informações sobre se, durante a reunião no Palácio do Planalto, foi firmado algum tipo de acordo.

Impasse
Depois de superarem a polêmica em torno do artigo que isenta pequenos produtores da obrigatoriedade de recompor reserva legal, os líderes partidários precisam agora resolver o impasse em torno do dispositivo que concede anistia para quem desmatou até julho de 2008.

A medida defendida pelo relator do Código Florestal, Aldo Rebelo, que supostamente anistiaria desmatadores, não agrada a presidente Dilma Rousseff e deve ser barrada caso seja mantida na proposta oficial. Para evitar um futuro veto, as negociações sobre mudanças no texto começaram desde cedo no Palácio do Planalto nesta segunda (23) e deverão se estender durante toda a terça.

 Negociações
Nesta segunda, o líder do governo na Câmara disse que, nas Áreas de Preservação Permanente (APPs) de margens de rios, o governo concordou em exigir de pequenos produtores, com atividades consolidadas em propriedades de até quatro módulos fiscais, a recomposição da vegetação de apenas 20% da área total da terra. A regra era defendida por Rebelo como uma forma de garantir a atividade de ribeirinhos nas margens dos grandes rios.

Vaccarezza também afirmou que as necessidades de mudança no texto de Aldo Rebelo poderiam fazer com que o relatório, já lido no plenário da Casa, tivesse de ser substituído novamente. “Não adianta votar o texto do jeito que está porque a presidente vai ter que tomar as medidas contrárias”, alegou Vaccarezza.

Nesta segunda, ao tomar conhecimento da posição da presidente Dilma de vetar a anistia a desmatadores, Rebelo afirmou que iria enviar uma carta ao Planalto para esclarecer o texto defendido por ele.

“O que a própria imprensa e a opinião pública não têm clareza, quando acusam o meu relatório de propor anistia a quem desmatou, é o que esclareço na carta [que será enviada à Dilma]. Isso não é anistia porque o que proponho é suspensão, inclusive dos prazos das multas até que o proprietário se regularize e converta a sua propriedade dentro das normas legais”, argumenta Rebelo.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
G1.com

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário