Código Florestal: Importante passo para o fim da insegurança jurídica no campo

Publicado em 25/05/2011 11:19
A aprovação da proposta de atualização do Código Florestal é um importante passo para acabar com a insegurança jurídica no campo. Esta é a avaliação de várias lideranças agropecuárias que estiveram nesta terça-feira (24/5) na Câmara dos Deputados para acompanhar a votação do texto do deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP), no Plenário da Casa. O texto foi aprovado por 410 votos a favor e 63 contra. “Prevaleceram a democracia e os interesses da sociedade. Chega de Brasil versus Brasil”, destacou a presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). O texto segue agora para o Senado.

Para o vice-presidente Executivo da CNA, Fábio da Salles Meirelles Filho, a proposta vai adaptar a legislação ambiental à realidade do setor, após ser transformada em lei. “Foi uma proposta amplamente discutida, com todos os segmentos, com a ciência, e que vai trazer a segurança que o produtor rural precisa”, destacou. Já o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Paraíba (FAEPA), Mário Borba, acredita que uma legislação ambiental mais moderna poderá tirar os produtores rurais da situação de ilegalidade. “Prevaleceu o bom senso na votação de hoje e esperamos que este mesmo bom senso prevaleça no Senado, pois muitos agricultores e pecuaristas do Nordeste estão aflitos, principalmente com as questões que envolvem APPs (Áreas de Preservação Permanente) e reserva legal nas pequenas propriedades”, afirmou.

Quem também esteve na Câmara dos Deputados foi o presidente da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do sul (FARSUL), Carlos Sperotto. Na sua avaliação o novo Código Florestal poderá minimizar as dificuldades vividas pelo homem do campo. “A legislação de hoje poderá paralisar a atividade. O que queremos é que o agricultor continue produzindo, pois é ele o grande responsável pelo bom desempenho da economia do País”, enfatizou. Outra liderança que acompanhou as discussões foi o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Distrito Federal (FAPE-DF), Renato Simplício Lopes. Apesar de não classificar o relatório do deputado Aldo Rebelo como “o ideal”, ele considera que o substitutivo é o possível. “É um texto que atende aos dois lados, o do setor rural e dos ambientalistas, com base em um consenso construído a partir de um longo processo de discussão que começou há mais de dois anos”, ressaltou.

Outras lideranças do setor também comemoraram a aprovação da proposta de atualização do novo Código Florestal Brasileiro, como o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Maranhão (FAEMA), José Hilton Coelho de Souza. “Além de trazer segurança jurídica aos produtores rurais brasileiros, o novo código vai assegurar a produção e a sustentabilidade”, destacou. O presidente da Federação de Agricultura e Pecuária do Amazonas (FAEA), Muni Lourenço Silva Júnior, também ressaltou que a atualização do novo código vai proporcionar tranqüilidade aos produtores em suas atividades. “Hoje foi o início da concretização de uma expectativa dos produtores que já dura muito tempo”, disse Silva Júnior.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
CNA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário