Código Florestal: "Brasil não negociará com desmatadores e cumprirá acordos", diz Dilma

Publicado em 07/06/2011 15:48
A presidente Dilma Rousseff disse nesta terça-feira que o Brasil não negociará com desmatadores e que o país cumprirá os compromissos assumidos, após derrota do governo na Câmara dos Deputados com a aprovação do novo texto do Código Florestal.

"Não negociaremos, não tergiversaremos com a questão do desmatamento. Nós iremos cumprir os compromissos que assumimos e não permitiremos que haja uma volta atrás na roda da história", disse Dilma durante a criação da Comissão Nacional e do Comitê Nacional de Organização da Conferência da ONU sobre o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, em Brasília.

Em maio, a Câmara aprovou o texto que reforma o Código Florestal depois de muitas negociações com o Executivo. O projeto, no entanto, foi alterado por uma emenda do PMDB, costurada com a oposição e outros partidos da base aliada, que contraria o governo.

Dentre outras medidas, a emenda permite aos Estados legislar sobre a ocupação de Áreas de Preservação Permanente (APPs), atribuição que hoje é exclusiva da União, e regulariza ocupações feitas nessas áreas até julho de 2008. O governo considera que esse dispositivo anistia desmatadores.

Para ambientalistas, o texto aprovado deixa dúvidas sobre a capacidade do Brasil de cumprir compromissos internacionais relativos ao controle do desmatamento e das emissões de gases que contribuem para o aquecimento global.

A aprovação da emenda irritou Dilma, que já afirmou que vetará qualquer trecho do código que considere prejudicial ao país, mas que antes vai trabalhar para que o Senado vote com o governo.

"A nação brasileira, de forma alguma, pode abrir mão da proteção das suas florestas, dos seus recursos naturais e também não pode abrir mão do desenvolvimento econômico e da inclusão de sua população nos frutos desse desenvolvimento", disse.

A Conferência da ONU será realizada no Rio de Janeiro em junho de 2012, duas décadas após a realização da Eco 92 na cidade.

As discussões da conferência serão focadas em dois temas principais: a economia verde em relação ao desenvolvimento sustentável e erradicação da pobreza, e o enquadramento institucional para o desenvolvimento sustentável.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

2 comentários

  • Telmo Heinen Formosa - GO

    O que é um desmatador? Repetirei esta pergunta até que algum sabichão ou sabidona faça uma reportagem para caracterizar como é este individuo. E desmatador ilegal, o que é? Se for todo aquele que não conseguir exibir a Licença para a área desmatada que tem em sua propriedade, o povo do nordeste e do centro sul do país estará ferrado. Esta anta da presidenta governanta é uma ignoranta neste assunto. Detesto esta terminologia "enta ou anta" ... Já os acôrdos, EUA nunca ratificaram Quioto e Canadá, Rússia e India não ajudarão construir novo Protocolo e muito menos a China, pois estão vendo que a história aquecimentista é uma falácia de ambientalóides. Rio + 20 deveria tratar dos residuos sólidos urbanos e consumo de combustiveis fósseis.

    0
  • Claudio Luiz Galvão Cuiabá - MT

    Este governo definitivamente não faz questão nenhuma de esconder o pouco caso que faz do setor agricola, será que alguém ai poderia lembrar a ela que é graças a nós que ela pode se eleger, pois fomos nós produtores rurais que tivemos que ir para o sacrificio cambial, colocando comida barata na mesa da população, e com isso segurar a inflação, e as bolsas isso bolsa aquilo, apesar de toda a gastança do governo LULA, ele pode bater no peito e falar que foi ele que tirou 30 milhões da pobresa.

    Vamos ver se ela continuará com esta arogancia se nós resolvermos parar de produsir e a populção tiver que importar alimentos de paises que não tem um metro sequer de APP e muito menos reserva legal.

    0