Ministra do Meio Ambiente aprova relatório sobre Código Florestal

Publicado em 31/08/2011 16:27
A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, disse na manhã desta quarta-feira, durante um evento de comemoração dos 30 anos do Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente), que a avaliação inicial do relatório do senado Luiz Henrique da Silveira (PMDB-SC) é positiva.

Para ela, o debate sobre o novo Código Florestal precisa dar segurança jurídica para a população e que a nova lei deve ser à prova de erros. "Isso quer dizer que o texto não deve ter contradições, tem que garantir a segurança jurídica para quem for aplicá-lo", afirmou.

A ministra afirmou que ainda não leu o relatório do senador Luiz Henrique, mas que sua equipe no ministério teve uma avaliação inicial positiva. “O relatório resolve muitas questões levantadas pelo ministério, principalmente em relação à constitucionalidade do texto". A ministra ainda disse que iria conversar com o relator. O consumo de agrotóxicos do Brasil, o maior do mundo, segundo Izabella, também deveria ser assunto recorrente nas discussões.

A discussão do assunto no Senado, segundo Izabella, pode trazer tranquilidade para implementar da lei. Ela pediu para que os responsáveis pelos licenciamentos ambientais proponham mudanças no projeto. "O texto aprovado na Câmara não é claro, tem contradições”, finalizou Izabella.

Durante o evento de aniversário do Conama, Izabella anunciou que amanhã será lançada a consulta pública para a versão preliminar do Plano Nacional de Resíduos Sólidos.

Fonte: Valor Online

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Medida provisória dá mais 180 dias para adesão ao Programa de Regularização Ambiental (PRA)
Ferramenta de análise dinamizada vai agilizar a verificação dos dados do CAR pelos estados
Relator defende que Marco Legal do Licenciamento irá destravar o país
Fachin suspende reintegrações de posse em áreas invadidas por indígenas , até o término da Covid-19
MP que reabre inscrições no Cadastro Ambiental Rural (CAR) é aprovada