Código Florestal: Pontos polêmicos ficam para Comissão do Meio Ambiente

Publicado em 09/11/2011 12:32
Acabou há pouco a reunião conjunta da Comissão de Ciência e Tecnologia (CCT) e da Comissão de Agricultura (CRA) do Senado, que votaram os destaques apresentados ao projeto do novo Código Florestal (PLC 30/11). Ao todo eram 20 destaques. Desse total, um foi aprovado, dois foram rejeitados e os demais foram encaminhados para a análise da última comissão a tratar do Código Florestal antes do tema chegar ao Plenário, a Comissão de Meio Ambiente (CMA).

O único destaque aprovado - pela CRA - foi de autoria da senadora Ana Amélia (PP-RS) e outros senadores. A emenda muda a redação de artigo que prevê a criação de programa de regularização ambiental (PRA). Os outros oito destaques em análise da comissão foram enviados para a CMA.

Foram rejeitados dois destaques pela CCT, ambos do senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE). Um deles prevê que a delimitação de Área de Proteção Permanente (APP) nas margens de rios seja a partir de seu nível mais alto, e não do leito regular, como previsto no substitutivo de Luiz Henrique da Silveira (PMDB-SC). O outro explicita procedimentos administrativos específicos para que seja autorizada a supressão de vegetação em APP em caso de utilidade pública ou de interesse social.

A CCT não aprovou nenhum dos onze destaques sob sua análise. Os outros nove foram enviados para a CMA. Parte desses destaques havia sido acatada pelo relator Luiz Henrique da Silveira (PMDB-SC) e constava de acordo para aprovação na comissão. No entanto, o entendimento não se concretizou e alguns senadores se posicionaram contra os itens acatados pelo relator, o que motivou a retirada de pauta e transferência do exame dos itens para a Comissão de Meio Ambiente.

Estudantes voltam a protestar contra Código Florestal

Um grupo de aproximadamente 12 estudantes voltou a protestar contra o projeto do novo Código Florestal Entenda o assunto (PLC 30/11), no início da tarde desta quarta-feira (9) no Senado. O grupo criticou os parlamentares que participaram das votações e incitou o "boicote" da sociedade contra a proposta.

Observados pelos agentes da Polícia do Senado, os manifestantes entoaram palavras de ordem repudiando o texto do novo Código, criticando os senadores que o elaboraram e a agressão sofrida por um manifestante na tarde de terça-feira (8).

O projeto já foi aprovado pelas comissões de Constituição e Justiça (CCJ), de Agricultura (CRA) e de Ciência e Tecnologia (CCT), com base no relatório do senador Luiz Henrique (PMDB-SC). A proposta segue agora para exame da Comissão de Meio Ambiente (CMA).

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Agência Senado

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Giovanni Rezende Colinas do Tocantins - TO

    O Norte e o Centroeste estão ficando prejudicados. Santa Catarina e Paraná, principalmente, sairão ilesos. A região Sudeste irá ter de recompor área de Reserva Legal mesmo tendo a região sido aberta a mais de 100 anos?

    Esse texto está péssimo. Afinal, respeito ao Direito Adquirido, que é diferente de Ato Jurídico Perfeito, servirá apenas para APP's?

    0