Ibrafe traz importantes temas de encontros internacionais

Publicado em 17/07/2017 09:18

Incentivo à produção, consumo e exportação de Pulses é um deles

A participação do Instituto Brasileiro do Feijão & Pulses (Ibrafe) nos dois maiores eventos mundiais ligados aos Pulses e à alimentação do planeta renderam bons frutos e podem proporcionar mais desenvolvimento para a cadeia produtiva do Brasil. Nesta semana, o presidente do Ibrafe, Marcelo Eduardo Lüders, esteve na Global Pulse Conferederation (GPC), em Vancouver, no Canadá e no Fórum da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), em Nova Iorque.

A partir de agora o Ibrafe é a entidade que representa a GPC no Brasil. O presidente do Instituto passa a fazer parte do comitê executivo com a missão de ser o embaixador dos Pulses no país, incentivando a produção, exportação e o consumo.

“É um enorme desafio, mas vejo que devemos aproveitar o momento mundial de apelo por produtos menos industrializados, de baixo impacto ambiental para valorizar a produção e consumo dos Pulses. Ai se encaixa a produção integrada, que estamos muito lentamente dando os primeiros passos no Brasil.  Ela é condição básica hoje para a exportação e se é boa para exportação é nosso dever cuidar de que em primeiro lugar os brasileiros tenham acesso a ela”, declarou Lüders.

Outros assuntos como a aversão mundial aos produtos geneticamente modificados e o banimento do glifosato, em alguns países, que segundo informações da Organização Mundial da Saúde, é potencialmente carcinógeno para o ser humano, também foram abordados no encontro da GPC.

Fórum das Nações Unidas

Em Nova Iorque, o principal tema discutido foi a sustentabilidade na produção mundial de alimentos. Estavam reunidos  líderes de negócios e governo, juntamente com os chefes de agências da ONU, organizações internacionais importantes e grupos da sociedade civil. O encontro de políticas de alto nível é multi disciplinar, vai desde o respeito à diversidade dos povos, passando por estabelecer o respeito às mulheres como forma de estabelecer relações justas na convivência humana.

Nesse contexto, os Pulses têm papel central, pois geram baixo impacto ambiental, com alta quantidade de proteína e minerais. Passam também pela capacidade de manter as famílias de produtores com  renda melhor do que as grandes e tradicionais culturas.

“Estabelecer o Dia Mundial dos Pulses, como continuidade dos esforços de 2016 o Ano Internacional dos Pulses, foi o que defendemos durante nossa manifestação ao plenário. Lembramos que houve um despertar mundial, e no Brasil também, sobre o que são os Pulses, o que há de pesquisa no Brasil sobre estes grãos e o que podemos e precisamos fazer para participar ativamente deste enorme mercado”, informou Lüders.

Com o Dia Mundial dos Pulses o objetivo é manter acesas estas discussões e, desta forma, conscientizar os produtores sobre as melhores práticas de produção e, os consumidores sobre a valorização destas leguminosas.

Fonte: IBRAFE

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Novas variedades de amendoim são apresentadas aos produtores de amendoim do Oeste Paulista
Demanda por feijão de qualidade sustenta preços do mercado brasileiro
Mercado de arroz permanece pouco ofertado e com preços firmes no Sul do país
Paraná inicia colheita da segunda safra com perspectiva de recorde para a produção de feijão
Ibrafe: Há a chance de recorde de exportação de Feijão-preto